Antigos combatentes fortalecem economia
A entrega aos antigos combatentes e veteranos da pátria de vários projectos na actividade económica e social vai ser acelerada durante o corrente ano, anunciou ontem em Luanda o ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, general Cândido Pereira Van-Dúnem.
Falando na cerimónia de abertura das jornadas comemorativas do Dia do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, que se assinala a 15 de Janeiro, o ministro afirmou que organismos do sector vão mobilizar a classe para projectos cooperativos em todo o país com vista à sua inclusão no processo de diversificação económica. Durante as jornadas, que decorrem sob o lema “Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria Firmes e Unidos, Participemos no Processo de Diversificação da Economia Nacional”, vai estar em reflexão o Estatuto do Antigo Combatente e Veterano da Pátria, quem tem como base a protecção especial desta faixa da população prevista na Constituição da República.
O objectivo das jornadas é enaltecer o papel, os factos e feitos dos antigos combatentes ao longo do processo de luta pela conquista da independência nacional e de defesa da pátria.“É necessário que demonstremos a nossa veia patriótica, sensibilidade humana e solidariedade social para com os antigos combatentes e veteranos da pátria”, disse Cândido Van-Dúnem. Segundo o ministro, as jornadas decorrem num momento difícil para o país. Cândido Van-Dúnem explicou que a crise financeira resultante da baixa do preço de barril do petróleo no mercado internacional afectou alguns programas e projectos que visam melhorar as condições de vida da população e, em particular, dos antigos combatentes.
Aos governos provinciais e à Federação dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, o ministro pediu o envolvimento na celebração da jornada comemorativa do 15 Janeiro, que qualificou como “uma oportunidade especial” para os angolanos renderem homenagem a todos aqueles que, à custa de muitos sacrifícios, deram o melhor de si pela independência nacional.
O programa do 15 de Janeiro reserva palestras, conferências, debates radiofónicos e televisivos, além de visitas a locais de interesse histórico.A cerimónia de abertura contou com a presença do secretário de Estado Clemente Cunjuca, do presidente da Federação dos Antigos Combates e Veteranos da Pátria de Angola, Rogeiro Pelinganga, membros do conselho de direcção do Ministério e líderes das associações do sector. O Dia do Antigo Combante e Veterano da Pátria foi instituído pela Lei n.º 26/11, de 14 de Julho.