Parlamentares discutem paz na região

Fotografia: Santos Garcia

Fotografia: Santos Garcia

Os presidentes dos Parlamentos da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos discutem amanhã, em Luanda, questões sobre paz e segurança, democracia, boa governação, desenvolvimento económico e recursos naturais, anunciou ontem em Luanda o presidente do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos.

David Ethuro, que prestou a informação ontem em conferência de imprensa, disse que a integração regional, género, crianças, assuntos humanitários e sociais, género, crianças e pessoas vulneráveis são outros assuntos a serem abordados.
Os líderes parlamentares, disse David Ethuro, vão  tomar decisões sobre a situação política e humanitária na Região dos Grandes Lagos, em particular na República Centro Africana, no Sudão do Sul, Burundi e no leste da República Democrática do Congo.
David Ethuro, também presidente do Senado do Quénia, foi  ontem recebido pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, com quem abordou assuntos ligados à reunião, em particular à situação socioeconómica e política e a condução de eleições livres e transparentes nos países membros.
Angola é membro da organização desde Janeiro deste ano e no final da reunião de Luanda assume a presidência e o Quénia passa a vice-presidente. David Ethuro espera que a cooperação entre Angola e o Quénia seja contínua a nível dos Parlamentos e do Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos.   Ethuro disse que os Estados-membros devem   contribuir para   as eleições serem cada vez mais transparentes na região. “Vamos continuar a trabalhar e acreditar que as eleições sejam bem encaminhadas. Acredito que a democracia é o caminho para a boa governação”, afirmou

Cooperação com a UIP

Ainda ontem, o Presidente da Assembleia Nacional recebeu o secretário-geral da União Inter-Parlamentar (UIP), com quem abordou matérias de cooperação interparlamentar.  Martin Chungong disse que Fernando da Piedade Dias dos Santos confirmou a vontade da Assembleia Nacional em manter a relação com a União Inter-Parlamentar. O secretário-geral da UIP, que também participa no Fórum Parlamentar da Região dos Grandes Lagos, disse ter abordado com o líder do Parlamento angolano o quadro da Nova Agenda de Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável e o que o Parlamento angolano pode fazer para participar na implementação desta nova agenda. Os dois interlocutores abordaram, igualmente, a possibilidade da UIP prestar apoio ao Parlamento angolano no reforço da sua capacidade de sensibilização e formação dos quadros parlamentares. “Vamos continuar com estas ideias, para termos um quadro de colaboração entre a União Inter-Parlamentar e a Assembleia Nacional”, disse Martin Chungong.
O secretário-geral da União Inter-Parlamentar informou que Fernando da Piedade Dias dos Santos prometeu que Angola vai contribuir para o reforço dos meios financeiros que são disponibilizados  à União Inter-Parlamentar, para que a organização cumpra de maneira eficaz com as suas missões.
Para hoje, está prevista a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Assembleia Nacional e a União Inter-Parlamentar. O documento vai ser assinado pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e pelo secretário-geral da UIP, Martin Chungong.

Troca de experiências 

O presidente da Assembleia Nacional do Ruanda, Makuza Bernard, que também foi recebido pelo seu homólogo angolano, disse ter abordado com Fernando da Piedade Dias dos Santos assuntos que têm a ver com as relações diplomáticas entre os dois países, nomeadamente no domínio parlamentar.
“Vamos ver o que podemos fazer para reforçar a troca de experiências entre os dois Parlamentos. Podemos trocar experiências na área de tecnologias de informação a nível parlamentar”, sugeriu Makuza Bernard, salientando que foi igualmente abordada a situação de segurança na região dos Grandes Lagos.
O líder do Parlamento ruandês saudou o desenvolvimento de Angola a nível político, tendo sustentado que se trata de um país que está a altura de apresentar soluções e ajudar outros povos a alcançar a paz e a estabilidade.
Fazem Parte da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos, Angola, Burundi, República Centro Africana, Quénia, Congo-Brazzaville, República Democrática do Congo, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Uganda, Tanzânia e Zâmbia.

FacebookTwitterGoogle+