África debate o futuro em Joanesburgo

Fotografia: Maria Augusta

Fotografia: Maria Augusta

O ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, participa desde ontem na 7ª edição do “Africities 2015”, que decorre em Joanesburgo, África do Sul.

O “Africities 2015” decorre sob o lema “Construir o futuro de África com o envolvimento das suas populações: a contribuição das autoridades locais para a Agenda 2063 da União Africana”.
A decorrer até quinta-feira, 3 de Dezembro, o evento é patrocinado pela União das Cidades e Governos Locais de África (UCGLA) e vai acolher exposições de cerca de 500 governos e operadores locais, indica um comunicado do Ministério da Administração do Território, citado ontem pela Angop.
À margem do fórum é realizada a assembleia-geral electiva da UCLG-África, assim como a reunião de ministros da Administração Pública, Finanças, dos Governos locais, do Desenvolvimento Urbano e da Descentralização.
No evento participam responsáveis pela habitação, urbanismo e administração pública de vários países e representantes de administrações e autarquias locais, organizações da sociedade civil e sindicais, bem como agentes económicos dos sectores público e privado.
De acordo com a agenda do encontro, está ainda marcada  a reunião de diálogo político entre autoridades locais e territoriais, a Assembleia-Geral da Rede de mulheres locais eleitas de África, assim como o encontro de antigos Chefes de Estado membros honorários da UCLG-África.
A agenda prevê ainda reuniões de autoridades locais africanas com os seus homólogos da China, América Latina, Europa e Turquia, encontro do BRICS e a apresentação do Programa das Nações Unidas sobre as comunidades afro-descendentes. O lançamento do Conselho Africano sobre o futuro das colectividades locais e o relançamento da cooperação descentralizada africana também constam na agenda do encontro, assim como a discussão da contribuição de África à Cimeira COP 21 de Paris sobre mudanças climáticas, que começou ontem na capital francesa, e a discussão da contribuição de África para a Conferência Habitat III.
A comitiva angolana ao fórum, que conta com a presença de autoridades tradicionais, académicos, investigadores e agências de cooperação internacional, é composta pelo administrador municipal do Cazenga, Nataniel Narciso, e o director nacional da Administração Autárquica, Valter de Sá.

FacebookTwitterGoogle+