Arcebispo encoraja continuidade dos projectos sociais
O Executivo foi ontem encorajado a continuar com o ritmo de acções para levar o país ao progresso e solucionar paulatinamente os problemas da população das zonas rurais e urbanas, pelo arcebispo emérito da Arquidiocese do Lubango, D. Zacarias Kamwenho.
D. Zacarias Kamwenho, que falava na homilia que consagrou a inauguração das estruturas que albergam a Missão e Seminário do Jau, a 70 quilómetros da cidade do Lubango, disse que a continuidade dos projectos permite que a nação cresça sem parar. “O Executivo deve continuar na mesma senda e reestruturar tudo que anda desestruturado, de modo que atinjamos o desenvolvimento material e integral do homem angolano”, disse o arcebispo reformado, na missa que contou com a presença do governador provincial João Marcelino Tyipinge, quadros do governo provincial e centenas de devotos. “Jovens que tomais contacto com estas palavras, na vida nunca desistais do bem. Nunca desistais de ser responsáveis. Nunca desistais de constituir famílias responsáveis”, afirmou D. Zacarias Kamwenho.
O arcebispo emérito elogiou o desempenho do Executivo na reabilitação das estruturas da Missão e Seminário do Jau, um importante centro Católico que contribuiu para a formação de milhares de quadros angolanos. “Reconhecemos os investimentos feitos para a instituição de formação religiosa e pregação do Evangelho ganhar nova imagem, ser mais acolhedora e ter dignidade para desenvolver condignamente o processo de instrução e educação de jovens capazes de prestar serviços na divulgação do Evangelho e outras áreas que visam o progresso”, sublinhou. Fundada em 1940, a Missão e Seminário do Jau matriculou no presente ano lectivo 118 alunos que estão a ser formados em diversas áreas religiosas de nível médio. Os dados históricos atestam que desde 1975, a Casa lançou 2.209 seminaristas.