Feira “Mais Saúde” oferece consultas com médicos especialistas
A feira “Mais Saúde” disponibilizou neste sábado à população assistência médico-medicamentosa gratuita nas especialidade de ginecologista, pediatra, urologia e cardiologia, além de consultas com clínicos gerais, no quintal da Rádio Morena Comercial, em Benguela.
Em declarações à Angop, a coordenadora da feira, Sílvia Monteiro, disse que a expectativa da organização é a de atender até hoje, domingo, último dia da feira, cerca de 400 usuários da rede de saúde pública, à semelhança das edições anteriores.
Destacou que a presença de cinco médicos especialistas permite que o paciente seja avaliado e de acordo com os sintomas e quadro clínico é encaminhado para o devido profissional. Além disso, referiu que um laboratório de análises clínicas está à disposição da população para os exames que forem recomendados pelos médicos.
Neste sentido, a responsável adiantou que a feira possibilita, também, ao cidadão submeter-se a testes de malária, febre tifóide e hipertensão (se é alta ou baixa), o que ajuda a melhorar a saúde. Salientou a necessidade de a população procurar periodicamente os serviços de saúde, controlando assim os níveis de açúcar e gordura no sangue, entre outros elementos.
A ideia, segundo a especialista em análises clínicas, é incutir nas pessoas a importância da saúde preventiva e, deste modo, desafogar as urgências dos hospitais de referência da província de Benguela.
Deu ainda conta que, os casos de hepatite B e dengue continuam a merecer atenção especial, já que, neste capítulo, Benguela é considerada uma cidade endémica. Dadas as implicações da hepatite B na função do fígado, a médica sugere uma maior aposta na saúde preventiva para a redução de casos na província de Benguela.
Aproveitou a oportunidade para ressaltar que a organização estuda a possibilidade de estender a feira “Mais Saúde” para os bairros periféricos de Benguela, onde há maior necessidade de serviços sanitários.