Investidores lançam ideia de um Guia de Negócios
Os participantes na Conferência Internacional de Promoção para Investimento, que encerrou ontem na cidade de Malanje, salientaram e importância de se criar um Guia de Investimento que mencione as necessidades prioritárias para realização de negócios na região.
A pretensão vem expressa no comunicado final da conferência que reuniu durante dois dias mais de 200 empresários nacionais e estrangeiros. A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, apelou no discurso de encerramento “para a criação de uma plataforma empresarial forte” que “reúna soluções capazes de elevarem os níveis de produção agrícola na província e dinamizar as relações de negócios além fronteiras”.
Rosa Pacavira pediu maior colaboração dos empresários com a Unidade Técnica de Apoio ao Investimento Privado e a Agência para Promoção do Investimento e das Exportações para “assegurar a captação do investimento e fomentar as exportações nacionais”.
A ministra disse que revitalização da produção agro-pecuária nos perímetros irrigados em Capanda, Cangandala, Baixa de Cassage e o arranque da indústria extractiva vai acelerar a produção na província.
“Malanje apresenta inúmeras potencialidades de se converter num mega cluster por integrar vários programas de diversificação económica”, declarou. O governador da província de Malanje disse que as obras de construção de estradas e da escola superior agro-alimentar, bem como a plataforma logística do Lombe, que inclui os municípios de Cacuso, Malanje e Cangandala e 186 bairros, podem atrair cadeias produtivas capazes de criarem milhares de postos de trabalho e promover a formação do empresariado rural. O governador Norberto Santos afirmou que o Pólo de Desenvolvimento Industrial, cuja instalação deve estar concluída dentro de um ano, contempla infra-estruturas de energia, água, saneamento e vias de comunicação, que “são geradores de investimentos na agro-indústria, pecuária e noutros sectores”, referiu.
O governador da província do Uíge, Paulo Pombolo, disse que a realização da conferência internacional vai ajudar na diversificação dos investimentos em Malanje e no país, bem como pode influenciar o crescimento da região norte. A ministra da Indústria, que também ressaltou a importância da agro-indústria para a região, salientou que “o Estado investiu na modernização da indústria têxtil e conta para a sua dinamização com a reactivação” da cultura do algodão na província.
Bernarda Martins anunciou para a breve a entrada em funcionamento de uma fábrica de transformação de produtos do campo.