Vietname quer produzir arroz no Leste

Fotografia: José Cola

Fotografia: José Cola

O Vietname manifestou ontem o desejo de participar na produção de arroz no Leste do país, principalmente na província da Lunda Norte e de instalar uma fábrica de cabos eléctricos em Malanje.

O desejo foi manifestado em Luanda pelo Vice-Primeiro-Ministro vietnamita, Hoang Trung Hai, durante um encontro que manteve com os ministros angolanos da Agricultura, Afonso Pedro Canga, e da Indústria, Bernarda Martins.
À saída do encontro, Hoang Trung Hai disse que a reunião com os dois ministros serviu para concretizar as medidas para desenvolver a cooperação entre Angola e o Vietname, bem como o desejo de produzir arroz na Lunda Norte, num espaço de três mil hectares.
“Estamos numa fase de as partes encontrarem as formas de financiamento. Refiro-me a projectos empresariais privados que a serem financiados vão dar um grande contributo para a produção em Angola e para o reforço das nossas relações com o Vietname”, disse o ministro da Agricultura. Afonso Pedro Canga lembrou que a cooperação entre Angola e o Vietname baseia-se num protocolo assinado entre os Ministérios dos dois países e na base desse protocolo, acrescentou, existem acções identificadas no domínio da cooperação institucional.
“O Vietname tem bons especialistas na formação de quadros e investigação científica e achamos que os Institutos de Investigação Agronómica e Veterinária de Angola podem beneficiar dessa experiência”, admitiu.
As partes falaram também da necessidade de mecanização da produção agrícola, razão pela qual esteve presente no encontro a ministra da Indústria. “Angola é um país muito grande e pensamos que a produção deve ser mecanizada”, defendeu o Vice-Primeiro-Ministro vietnamita.
Hoang Trung Hai abordou com Bernarda Martins a possibilidade de os empresários angolanos e vietnamitas cooperarem no sector da Indústria. “Também falámos sobre um protocolo a ser assinado nos próximos tempos”, disse, sem avançar mais pormenores. A ministra angolana afirmou que a visita do Vice-Primeiro-Ministro vietnamita pode impulsionar a cooperação bilateral no sector da Indústria. “Existem alguns projectos de intenção e com a visita do senhor Vice-Primeiro-Ministro talvez consigamos desenvolver essas acções”, disse.

FacebookTwitterGoogle+