Analisada contribuição da Chevron em Angola
A contribuição da Chevron no processo de desenvolvimento do país, desde o início da sua actividade em Angola há 60 anos, foi objecto de análise do embaixador de Angola nos Estados Unidos e o presidente da Chevron para África e a América Latina, à margem da Conferência de Tecnologia Offshore que decorreu em Houston.
Agostinho Tavares e Ali Moushiri passaram em revista alguns “dossier” das operações da companhia em Angola, com destaque para os projectos sociais executados pela companhia em diversas regiões do país.
“A Chevron, para nós, é um parceiro que desempenha um importante papel na divulgação da imagem positiva que queremos transmitir sobre a Nova Angola aos parceiros americanos, seja à Administração, Senado, Congresso, organizações não governamentais e à sociedade americana em geral”, disse o embaixador Agostinho Tavares.
Por sua vez, Ali Moushiri considerou o encontro “bastante produtivo”, por abordar questões de interesse comum, como é o caso da expansão dos interesses económicos entre Angola e os EUA.
O presidente da Chevron para África e América Latina informou que a petrolífera norte-americana e a Sonangol investiram cerca de 200 milhões de dólares, nos últimos dez anos, em projectos sociais em Angola, nomeadamente nos domínios da saúde, educação, crescimento económico e meio ambiente.
“A maior e a mais recente iniciativa foi o programa de combate às células falciformes, uma iniciativa da Primeira-Dama de Angola, Ana Paula dos Santos, que tem como objectivo o teste de diagnóstico e tratamento preventivo das crianças com células falciformes. No âmbito do projecto, que conta com a colaboração do Texas Children Hospital, com sede em Houston, cerca de 11.000 mil crianças já foram testadas e três mil já tratadas”, disse o Presidente da Chevron.
Para o embaixador Agostinho Tavares, esta iniciativa é um exemplo de sucesso da parceria público-privada que a Chevron ajudou a estabelecer em Angola.
A delegação angolana à Conferência de Tecnologia Offshore, que decorreu até ontem em Houston, participou no simpósio de negócios organizado pela Câmara de Comércio Estados Unidos-Angola.