Debate na ONU à volta da Paz

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, participa hoje, em Nova Iorque, no debate temático de alto nível sobre o “Fortalecimento da Cooperação entre as Nações Unidas e as Organizações Regionais e Sub-Regionais”.

A reunião, na qual, além do presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, e do Secretário-Geral da ONU, Ban-Ki-moon, participam vários líderes mundiais, destina-se a discutir o reforço de medidas para promover o entendimento comum e a coordenação eficaz de questões como a prevenção de conflitos e mediação.
Protecção dos direitos humanos, logística e financiamento de forma previsível e sustentável de organizações regionais e sub-regionais, galvanização do apoio internacional para a criação das suas capacidades de prevenção e resolução de conflitos, pacificação, construção da paz e desenvolvimento também constam da agenda da sessão.
A reunião está dividida em dois painéis,  o primeiro dos quais acerca do reforço da cooperação estratégica entre a ONU e as organizações regionais nas áreas de paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento tem como orador Georges Chikoti
No outro são debatidas formas de galvanizar o apoio das organizações regionais e sub-regionais para a execução de uma agenda de desenvolvimento pós-2015. Angola foi convidada a participar na qualidade de presidente da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.

Tecnologias offshore

Angola participa, de hoje até sexta-feira, na Conferência anual de Tecnologias Offshore (OTC), na cidade de Houston, Texas, Estados Unidos. A delegação angolana é composta pela secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Ângela Bragança, pelos secretários de Estado da Geologia e Minas, Miguel Bondo, dos Petróleos, Aníbal Teixeira da Silva, pelo embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Tavares, pelo cônsul-geral de Angola em Houston, Júlio Machado, além da presidente do conselho de administração da ANIP, Maria Luísa Abrantes.
A Conferência anual de Tecnologias Offshore (OTC) oferece um portfólio diversificado de eventos adaptados às necessidades regionais e técnicas do sector de energia offshore. Anualmente os profissionais de energia de todo o mundo encontram-se nesta conferência com o objectivo de trocar ideias e opiniões para o avanço do conhecimento científico e técnico sobre os recursos offshore e as questões ambientais.
Fundada em 1969, a Conferência anual de Tecnologias Offshore (OTC) está entre as 200 maiores feiras realizadas todos anos nos Estados Unidos e entre as dez maiores reuniões em termos de participantes.

FacebookTwitterGoogle+