2ª CIMEIRA UNIÃO AFRICANA-CARICOM
PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DIRIGE A REUNIÃO DE ALTO NÍVEL EM ADIS ABEBA
A Segunda Cimeira União Africana- Comunidade do Caribe (CARICOM) foi aberta a meio da manhã deste domingo na sede da organização continental africana, em Adis Abeba, sob o lema “Parceria Transcontinental na busca da justiça reparatória para os africanos e afrodescendentes através de reparações”.
O Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, dirige os trabalhos desta cúpula, que acontece exactamente no dia em que se completam 4 anos desde a realização da 1ª, organizada em plena pandemia da COVID, em formato virtual.
O líder da União Africana e Presidente da República de Angola proferiu o discurso de abertura, numa cerimónia que teve cinco outras intervenções, de entre elas a do Primeiro Ministro da República Democrática Federal da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, que de um modo geral advogaram por facilidades de viagens entre as duas regiões geográficas (África e Caribe) e maior comércio nos dois sentidos. “O que no passado foi uma tragédia devastadora (Escravatura), hoje tem de ser visto como uma ponte transcontinental”, foi dito.
DISCURSO DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO NA 2ª CIMEIRA ÁFRICA-CARICOM