Governo trabalha na implementação imediata do PAPE

MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL (MAPTSS), TERESA DIAS FOTO: FRANCISCO MIUDO

MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, TRABALHO E SEGURANÇA SOCIAL (MAPTSS), TERESA DIAS 
FOTO: FRANCISCO MIUDO

O Executivo está a trabalhar para implementar de forma imediata o Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), disse hoje a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.

A ministra referiu que o PAPE, gizado e aprovado pelo Presidente da República, está a ser realinhado em função das disponibilidades financeiras do OGE, no sentido de no mais curto espaço de tempo funcionar devidamente.

Falando à imprensa, no final de uma visita de trabalho e de constatação aos serviços provinciais do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional de Luanda (Inefop) e à Incubadora de Empresas, Teresa Dias salientou a existência de constrangimentos financeiro e material, que deverão ser ultrapassados com os recursos do Programa da Empregabilidade.

Disse que o sector vai apostar no melhoramento dos centros de formação que as estruturas precisam para o devido alinhamento às necessidades dos empreendedores.

“ Para vermos se os nossos centros estão ou não capacitados para dar corpo ao programa, visitamos também a incubadora de empresas, onde os projectos são alinhados e trabalhados para depois poder criar mais postos de trabalho”, disse.

Acrescentou que o objectivo é ter contacto directo com as estruturas físicas, saber dos constrangimentos e dificuldades dos agentes administrativos, para poder realinhar e corresponder às expectativas no que toca à empregabilidade.

Realçou que a aposta do Executivo, nos últimos anos, passa por aumentar o número de empregados. ”Porém, tivemos uma condicionante que nos tem levado a perder postos de trabalho, ainda assim não podemos cruzar os braços”, afirmou a Teresa Rodrigues Dias.

A responsável visitou os serviços provinciais do Inefop, Inspecção Geral do Trabalho, Incubadora de Empresas, Centro Polivalente de Formação Profissional e o Centro de formação de Formadores.

O objectivo do PAPE é aumentar a capacidade institucional dos centros de formação profissional e de emprego, tanto públicos como privados, melhorar a sua organização e funcionamento, qualidade da oferta formativa, bem como a extensão da rede das unidades formativas e de emprego.

O PAPE surgiu para fomentar e apoiar o espírito de iniciativa dos empreendedores, fundamentalmente, dos jovens e mulheres, valorizar o exercício das profissões, através da atribuição das carteiras profissionais e dar oportunidade de estágios aos recém-formados.

É um programa que visa reduzir a taxa de desemprego, combater a pobreza, a vulnerabilidade e fazer crescer a economia, tornando Angola um país melhor e com um futuro mais esperançoso.

O projecto, avaliado em 21 mil milhões de Kwanzas, surgiu para criar mais de 250 mil postos de trabalho até 2021, promovendo a formalização de pequenos negócios, reconversão da economia informal e contribui para o aumento do rendimento familiar e a redução da pobreza no país.

FacebookTwitterGoogle+