Antigos Músicos De Kizomba Homenageados – Angola Gala 35 Graus

Foram homenageados no dia 8 de Junho do corrente em Luanda na 9ª edição da Gala Angola 35 Graus, os antigos músicos Ruca Vandúnem, Ricardo Abreu e Luandino Carvalho, pelo contributo dado à musica contemporânea angolana, em particular no estilo Kizomba.
Estando actualmente distantes da vida musical, estes 3 notáveis angolanos, ocupam áreas distintas como o empresariado, a banca e diplomacia, contudo, no início da década de 90 participaram com obra feita, naquele movimento que foi a génese do estilo musical Kizomba, a par com músicos de renome como Eduardo Paim, criador do estilo, Paulo Flores, os Tropical Band e Irmãos Verdades entre outros.
Na Gala, foram também galardoados na categoria Homenagem, o jornalista Ernesto Bartolomeu e o músico Daniel Nascimento. Foram ainda premiados nessa noite, António Luvualu de Carvalho pelo seu destaque académico e os músicos Matias Damásio e Coréon Dú pelas suas contribuições à cultura no domínio da música e artes visuais respectivamente.

Autores de sucessos musicais imortais como Sem Kigila, Manhã de Domingo e Alucinação, Ruca, Ricardo e Luandino, nunca tinham pensado segundo eles, estarem no coração de tantos angolanos que se revêem nas mais variadas formas, nas melodias, letras e rítmos deste estilo que leva Angola a todos os cantos do mundo. O reconhecimento desta gesta de antigos músicos é por mais merecida e justificada e serve de incentivo a muitos jovens que vêm Angola com olhos de talento, futuro e prosperidade.

Homenagem Gala 35 Luandino Carvalho, mãe de Ricardo Abreu, Sra. Zita Sandão e Ruca Vandúnen com os galardões.

O evento que já vai na sua 9a edição tem como mote principal a homenagem a várias personalidades nacionais, em geral até aos 35 anos de idade, ligadas a várias áreas como a Música, Política e Sociedade, Desporto, Comunicação Social, Economia, Cultura, Tecnologia, entre outras. Estiveram na vibrante plateia da gala entre amigos, familiares e fãs, o Ministro da Juventude e Desportos Albino da Conceição José e a Ministra da Cultura Carolina Cerqueira.

FacebookTwitterGoogle+