ZEE incentivada a aumentar exportações

1_30376266063c8ff0f27592

O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, defendeu, esta quarta-feira, em Luanda, o aumento do volume de exportação dos produtos das indústrias instaladas na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda – Bengo.

Mário Caetano João instou as indústrias a tirarem melhor proveito do facto de Angola estar na Zona de Comércio Livre da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e na Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Falando à imprensa no final da cerimónia de posse do presidente do Conselho de Administração da ZEE Luanda –Bengo, Manuel Pedro, e do administrador executivo, Adriano Celso Borja, Mário Caetano João recomendou o reforço da colaboração entre a ZEE e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex).

O governante pediu ao Conselho de Administração para continuar com o processo de transformação da ZEE em Zona Franca, cuja conclusão está condicionada a um procedimento legal e operacional, explorar melhor o espaço disponível e expandir o parque industrial para garantir mais postos de trabalho.

“Temos que continuar a expandir, possibilitar e facilitar que empresários façam da Zona Económica Especial o principal destino para desenvolver os seus negócios e novos investimentos”, disse.

Mário Caetano João desafiou o actual Conselho de Administração a atrair mais investidores, inclusive na área da agricultura e da indústria transformadora.

O presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial Luanda – Bengo afirmou que há um plano estratégico para a atracção de investidores focado em sectores chaves. Assegurou que vai procurar implementar um conjunto de acções que visam continuar a atrair importantes investidores capazes de ajudar o processo de industrialização, aumento da produção, exportação, geração de emprego e diversificação da economia de Angola.

FacebookTwitterGoogle+