Visita reforça o nível de cooperação

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

O embaixador de Angola em Portugal, Marcos Barrica, considerou que a visita a Angola do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, reforça a cooperação entre os dois países.

Falando à Rádio Nacional de Angola a propósito da visita do ministro português, de 14 a 16 de Dezembro, o embaixador Marcos Barrica acrescentou que “significa um ponto de retoma das relações”.
No entanto, realçou que “há círculos de interesses de pessoas em Portugal, inclusive políticos, que fazem do território português um espaço para denegrir a imagem de Angola, das suas instituições e dirigentes, através de factos artificialmente criados”.
Marcos Barrica referiu que “as relações entre os dois ­países ­estão a desenvolver-se positivamente, após um período de crispação e, neste momento, de parte a parte há um esforço muito grande para retomar a normalidade destas relações e chegar à excelência”.
Acrescentou que “houve um momento de crispação, mas neste momento há um retomar do  caminho da normalidade para a melhoria das relações entre os dois países”.
Marcos Barrica anunciou que os vistos ordinários de entrada em Angola, nos consulados de Lisboa, Porto e Faro, estão a ser concedidos no prazo máximo de oito dias, “o que é cumprido religiosamente, não há problemas nenhuns, se o requerente tiver todos os documentos necessários e não existir nenhuma situação impeditiva em Angola”.
Ainda neste domínio,  o embaixador de Angola em Portugal lembrou que existem casos de urgência que são passados mediante condições especiais.

FacebookTwitterGoogle+