Subsecretário da ONU faz consultas

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

O processo de pacificação na Região dos Grandes Lagos e na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) dominou ontem, em Luanda, o encontro que o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, teve com o Subsecretário Geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Tayé Zerihoun.

Tayé Zerihoun disse à imprensa, no final do encontro que decorreu na sede do Ministério das Relações Exteriores, que as Nações Unidas estão preocupadas com os conflitos que ocorrem no continente africano, sobretudo no centro e norte de África.
O Subsecretário Geral das Nações Unidas disse ter falado com o ministro Georges Chikoti dos acordos de paz e segurança estabelecidos entre as Nações Unidas e a SADC, no âmbito dos quais se instalou, há três anos, o Secretariado daquela organização regional africana. Georges  Chikoti e Tayé Zerihoun avaliaram a forma como prevenir os conflitos no continente e coincidiram na ideia de que as partes em confronto devem engajar-se mais nos processos de pacificação.
“Temos de ter capacidade de conseguir estabilizar as relações entre os Estados e de prevenir os conflitos antes mesmo deles eclodirem”, afirmou o Subsecretário Geral das Nações Unidas, que deixa Angola sábado com destino ao Botswana, onde vai continuar as consultas sobre a situação prevalecente nas regiões da SADC e dos Grandes Lagos.
O Subsecretário Geral das Nações Unidas vem da África do Sul, onde participou em Joanesburgo na Cimeira da União Africana.
O périplo de Tayé Zerihoun termina na próxima semana na África do Sul, mas antes passa pelo Zimbabwe, que assumiu no princípio deste ano a presidência rotativa da União Africana.

FacebookTwitterGoogle+