Situação nos Grandes Lagos analisada em Luanda

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

Questões ligadas à situação na região dos Grandes Lagos, com destaque para o Burundi, estiveram no centro das conversações, numa audiência que o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, concedeu hoje, quarta-feira, ao enviado especial do secretário-geral da ONU para esta sub-região, Saydi Djinith.

O diplomata, que em Luanda testemunhou as celebrações dos 40 anos da independência nacional, disse à imprensa, no final do encontro, que aproveitou transmitir ao Presidente José Eduardo dos Santos felicitações de Ban ki-moon pelo quadragésimo aniversário da festa nacional, assinalado hoje.

Afirmou ter dito ao presidente angolano que a ONU continuará a dar o seu apoio incondicional a Angola, sobretudo no domínio da paz, segurança, promoção dos direitos humanos e desenvolvimento.

Saydi Djinith salientou que, por José Eduardo dos Santos presidir à Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, trocaram impressões sobre a situação de paz e segurança, fundamentalmente no Burundi, e encorajou o seu engajamento, juntamente com outros líderes africanos, para amenizar a situação.

Integram a sub-região Angola, Burundi, República Centro-Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quénia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

FacebookTwitterGoogle+