Situação na RCA ameaça a paz e segurança na África Central -PR

Fotografia: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, considera que a situação na República Centro Africana (RCA) constitui, pela sua dimensão e implicações, uma ameaça à paz e segurança da Comunidade Económica de Estados da África Central (CEEAC) e compromete os esforços de desenvolvimento que os restantes países da região levam a cabo.

José Eduardo dos Santos discursava no almoço oficial que ofereceu a seu homólogo tchadiano, Idriss Déby Itno, no quadro da visita de dois dias que efectua a Angola.

As iniciativas empreendidas pela comunidade internacional,  ao mobilizarem as forças das Nações Unidas e da MISCA para se juntarem às forças de estabilização da CEEAC,  merecerem o apoio de todos os países porque representam uma oportunidade para  restabelecer a normalidade constitucional no país” , declarou.

Salientou que as dificuldades ainda existentes e a interacção e complexidade dos factos torna muito difícil a resolução do problema, se não houver vontade política por parte dos próprios centro -africanos e coerência na ajuda que os países da sub – região dão para a resolução definitiva e duradoura desse conflito interno.

Para o Chefe de Estado angolano, “é preciso garantir que o processo de transição decorra num clima de estabilidade e que tenha a sua duração suficiente para restabelecer a administração do Estado e o sistema de defesa, segurança e de ordem pública, de modo que estes possam cumprir, de forma sustentada, as funções e responsabilidades, inerentes ao exercício da sua autoridade”.

FacebookTwitterGoogle+