Sistema Nacional Tecnológico mais sólido

Fotografia: Nuno Flash

Fotografia: Nuno Flash

O Ministério da Ciência e Tecnologia quer tornar mais sólido o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola e impulsionar os indicadores de produção científica, desenvolvendo a tecnologia e inovação para promover o progresso do país, anunciou em Luanda a titular do sector.

Maria Cândida Pereira Teixeira, que falava no encerramento do segundo Conselho Consultivo, disse que o compromisso passa por dar continuidade ao levantamento e tratamento da informação gerada durante o encontro, procurando assegurar os contributos partilhados para serem incluídos na estratégia do Governo através do ministério.
Afirmou que no domínio da Ciência e Tecnologia e Inovação (CTI) existem orientações das principais acções para o reforço da capacidade de investigação científica, desenvolvimento e inovação em áreas de incidência estabelecidas na educação, cultura, formação profissional, ensino superior, agricultura, pescas, telecomunicações e tecnologias de informação, indústria, petróleo, gás e recursos minerais, bem como na saúde, recursos hídricos, energia e ambiente.
A ministra referiu que a implementação do programa passa por uma observação das linhas orientadoras, em conformidade com as metas definidas e as prioridades constantes no programa do Governo em cada legislatura.
O terceiro Conselho Consultivo, em 2015, vai contar com a participação dos vice-governadores provinciais, para a discussão do desenvolvimento em matéria de Ciência e Tecnologia nas respectivas províncias.
O segundo Conselho Consultivo do Ministério da Ciência e Tecnologia decorreu sob o lema “Pelo aumento da produção científica e tecnológica e reforço do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação”. Durante o encontro, foram auscultadas e debatidas questões essenciais para a resolução de problemas nacionais em prol da melhoria da qualidade de vida, redução da pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável.
No conselho Consultivo foram também recolhidos subsídios para o reforço e consolidação do papel da Ciência, Tecnologia e Inovação, como ferramentas fundamentais na promoção de políticas de desenvolvimento sustentável de Angola, no âmbito da implementação do Programa de Governação em Ciência, Tecnologia e Inovação, assente na Estratégia de Desenvolvimento do País “Angola 2025”.

FacebookTwitterGoogle+