Secretário de Estado Norte Americano reconhece “crescente” influência de Angola em África

Foto: Pedro Parente (Arquivo)

Foto: Pedro Parente (Arquivo)

O Secretário de Estado Norte Americano, John Kerry, reconheceu nesta segunda-feira, em Washington, a “crescente influência” de Angola no continente africano, bem como o “papel proactivo” do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na busca de estabilidade, paz e segurança em África.

John Kerry fez esse pronunciamento no final de um encontro, no Departamento de Estado Norte-Americano, com Vice presidente angolano, Manuel Domingos Vicente, com quem abordou aspectos de âmbito bilateral e relacionadas à situação de paz, estabilidade e segurança a nível do continente africano e no mundo.

“Quero reconhecer o papel de Angola e destacar também o excelente nível dos laços de cooperação existentes entre os dois países e estamos dispostos a incrementar esses níveis”, disse John Kerry, quando falava diante um grupo de jornalistas angolanos e estrangeiros seleccionados para cobertura do referido encontro.

Recordou que durante a visita efectuada a Angola, no mês de Maio do corrente ano, teve um encontro “bastante positivo” com o Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, tendo apontado que essa visita é o reconhecimento do crescente papel de Angola no continente africano”.

O vice-presidente angolano encontra-se em Washington desde domingo, com o fim de representar o Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, na Cimeira de Chefes de Estado e de governo EUA/Líderes de África, a ter lugar nesta quarta-feira.

Sob o lema “Investir no futuro de África”, a Cimeira é uma iniciativa do Presidente norte americano, Barack Obama. Vai debater questões ligadas à promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável em África e do reforço da cooperação entre os Estados Unidos e o continente africano.

O fórum terá três sessões, nomeadamente “Investir no futuro de África”, “Paz e a estabilidade regional” e “Governar para a próxima geração”.

À margem da cimeira, a Câmara do Comércio Angola-EUA organiza hoje (segunda-feira) uma conferência sobre “As oportunidades de negócios para investimentos em Angola” e um almoço com membros do Executivo Angolano, da administração Obama, empresários do ramo petrolífero e diplomatas.

Estão ainda previstos encontros no Congresso dos EUA e um fórum de negócios, EUA/África, visando encorajar o investimento empresarial americano no continente africano e vice-versa, bem como estimular a criação de postos de trabalho.

Um fórum da sociedade civil vai abordar temáticas sobre “investir em mulheres, na paz e prosperidade”, “investir na saúde: investir no futuro de África”, “resiliência e segurança alimentar num clima de mudança” e “luta contra o tráfego de vida selvagem”.

Fazem também parte da delegação angolana os ministros das Relações Exteriores, da Economia, Finanças, Comércio, Transportes, Petróleos e da Energia e Águas, respectivamente, Georges Chicoti, Abrahão Gourgel, Manuel Armando, Rosa Pacavira, Augusto Tomás,  Botelho de Vasconcelos e João Baptista Borges e o embaixador nos EUA, Alberto Ribeiro, assim como altos funcionários do Estado.

FacebookTwitterGoogle+