SECRETÁRIO DE ESTADO APELA RESPONSABILIDADE E PATRIOTISMO

Vª Conselho Consultivo da Angop

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, apelou, esta quinta-feira, em Luanda, aos profissionais da Agência Angola Press (ANGOP) a responsabilidade e patriotismo no exercício da actividade jornalística.

Segundo Nuno Albino, que falava na sessão de encerramento do V Conselho Consultivo da ANGOP, o país vive um momento sensível, próprio das dinâmicas que se consolidam no dia-a-dia e os médias têm um papel insubstituível no actual momento.

Na óptica de Nuno Caldas Albino, cabe aos meios de comunicacão social assegurar a mediação social, quer do ponto de vista político e económico para que se garanta a estabilidade do país.

Nuno Caldas Albino ressaltou que a estabilidade é um compromisso individual e colectivo de cada angolano para a afirmacão dos pilares da democracia.

Em relação ao processo de modernização da ANGOP, o responsável assegurou que esforços estão a ser envidados para que a instituição possa, o mais breve possível, ter a sua própria sede, assim como melhorar as instalações das delegações provinciais, para a prestação de um serviço de qualidade.

Destacou a implementacão da estratégia de cobertura a nível dos municípios e comunas, por constituir uma mais-valia aos conteúdos informativos, uma vez que a realidade das comunidades espalhadas pelo país chegará ao conhecimento público.

Durante três dias, os participantes efectuaram o balanço da execução das acções programadas durante o IV conselho e traçaram estratégias para a melhoria da cobertura das eleições gerais, previstas para 2022, e das agendas diárias.

O encontro contou com a participação dos membros do Conselho de Administração, delegados provinciais, chefes de departamento e decorreu sob o lema “ANGOP no reforço da sua afirmação interna e externa”.

Criada em Julho de 1975, com a denominação Agência Nacional Angola Press (ANAP), no início, os seus trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim impresso, até que, a 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico.

A 2 de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação Agência Angola Press, ao lançar, naquela data, o seu primeiro despacho com o acrónimo ANGOP.

A ANGOP é, até ao momento, a única agência noticiosa do país, cuja tarefa é a recolha, tratamento e distribuição de informação, nos formatos de texto, fotografia, áudio, vídeo e infografia.

FacebookTwitterGoogle+