Rússia: João Lourenço deixa Sochi

25 Outubro de 2019 | 08h33 – Actualizado em 25 Outubro de 2019 | 08h34

O Presidente angolano, João Lourenço, deixou esta manhã (às 10h20 locais – 08h20 em Angola) a cidade de Sochi, onde participou, de 23 a 24 deste mês, na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo Rússia-África e no Fórum Económico.

Nesta cidade, o Chefe de Estado teve uma intervenção na cerimónia de abertura da Cimeira Rússia-Africa, em que voltou a sublinhar a melhoria do ambiente de negócios no país e apelou para o investimento dos empresários russos.

Na sua intervenção, João Lourenço considerou haver em Angola um vasto espaço de negócios e condições seguras para o investimento estrangeiro, tendo afirmado que os investidores deste país europeu têm liberdade para investir no país.

Segundo o Presidente, o país está aberto ao investimento nos sectores energético, dos minerais, da agricultura, agro-indústria e indústria de equipamentos agrícolas.

À margem dos eventos, o Chefe de Estado abordou assuntos da actualidade com três homólogos africanos, com os quais falou sobre cooperação.

Recebeu os Presidentes da Mauritânia, Mohamed Ghazouani, de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e do Rwanda, Paul Kagame, assim como foi recebido por Vladimir Putin.

Com o presidente russo, João Lourenço falou sobre o contributo prestado pela antiga União Soviética (hoje Rússia) na libertação dos países africanos e sobre a cooperação.

Agradeceu o convite do seu homólogo para estar na Cimeira Rússia-África e no Fórum Económico, tendo assegurado que Angola continua a contar com a parceria russa.

Segundo João Lourenço, a parceria Rússia-África ainda não atingiu os níveis desejados, pelo que prometeu trabalhar para assegurar uma verdadeira cooperação económica.

O Chefe de Estado afirmou que o intercâmbio entre africanos e russos já vai acontecendo, mas pretende-se levar a cabo uma cooperação económica mais intensa.

A agenda do Presidente contemplou ainda entrevistas à RTP e à revista Sputnik.

João Loureço, que se faz acompanhar da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, encabeçou uma delegação governamental angolana que integrou os trabalhos da primeira Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo Rússia-Africa.

No primeiro dia da sua agenda, participou no Fórum Económico Rússia-África, que contou com a participação de mais de três mil homens de negócios russos e africanos.

Concedeu audiências a responsáveis de empresas russas, que manifestaram interesse de investir em Angola, sobretudo nos domínios dos petróleos, gás e dos diamantes.

Esteve também num jantar oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

FacebookTwitterGoogle+