Rescaldo: Angola e Bélgica relançam cooperação

Bélgica: João Lourenço (à esq) com o presidente da Comissão europeia, Donald Tusk FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

Bélgica: João Lourenço (à esq) com o presidente da Comissão europeia, Donald Tusk
FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

BÉLGICA: PRESIDENTE DE JOÃO LOURENÇO (À ESQ) COM O REI PHILIPE DA BÉLGICA FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

BÉLGICA: PRESIDENTE DE JOÃO LOURENÇO (À ESQ) COM O REI PHILIPE DA BÉLGICA
FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS

 

06 Junho de 2018 | 02h58 – Actualizado em 06 Junho de 2018 | 10h08

O encontro do Presidente da República de Angola, João Lourenço, com o Rei Philipe da Bélgica marcou de forma simbólica o relançamento da cooperação entre os dois estados membros das Nações Unidas.

No seguimento dos contactos entre entidades dos dois países, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Bélgica, Didier Reynders, recebeu o homólogo angolano Manuel Augusto.

O encontro fez parte da visita à Bélgica do Presidente da República, João Lourenço, teve lugar depois das conversações entre o Chefe de Estado angolano, o Rei Philipe e o Primeiro-Ministro, Charles Michel.

Durante a visita da delegação angolana, o Presidente João Lourenço falou aos empresários belgas da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura-África-Caraíbas-Pacífico (ACP), convidando-os a investir no país.

O Chefe do Executivo angolano também visitou o porto de Antuérpia, assim como o sector dos diamantes, o que demonstrou a vontade de ambos países em aprofundar as relações económicas.

Os ministros discutiram questões regionais e internacionais. Saudaram o reforço da integração e expressaram o seu apoio ao multilateralismo.

A abordaram a situação na República Democrática do Congo (RDC), no Burundi e no Golfo da Guiné.

No que diz respeito à RDC, reafirmaram a importância da realização de eleições credíveis, livres e transparentes a 23 de Dezembro de 2018 nos termos do acordo de São Silvestre e do calendário eleitoral aprovado para o efeito.

Os chefes das diplomacias de Angola e da Bélgica saudaram o compromisso da região e as mensagens concordantes entre, a União Africana, as Nações Unidas e a União Europeia.

No decurso da visita presidencial, os ministros assinaram um memorando de entendimento sobre a realização de consultas políticas bilaterais.

Tal demonstra a disposição de fortalecer as relações entre os dois países no plano político, económico, regional e multilateral.

PR parte para Luanda

O Presidente João Lourenço embarcou na madrugada desta quarta-feira de Bruxelas, na Bélgica, para a capital angolana, a cidade de Luanda, onde deverá chegar às primeiras horas de hoje.

Empossado em Setembro de 2017, João Lourenço realizou uma digressão que o levou à República de França em visita de Estado de três dias.

Posteriormente, o Chefe de Estado efetuou uma visita oficial ao Reino da Bélgica.

Em França, no âmbito da missão de Estado, os dois países assinaram vários acordos de cooperação, com realce para os domínios da Defesa, Agricultura e Formação de Quadros.

FacebookTwitterGoogle+