RDC/Angola: Chefes de Estado testemunham assinatura de acordos de cooperação

FOTOS: Francisco Miudo

FOTOS: Francisco Miudo

Os presidentes de Angola e da República Democrática do Congo (RDC), José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila Kabange, testemunharam hoje, segunda-feira, em Kinshasa, a assinatura de quatro acordos de cooperação no âmbito bilateral.

Trata-se dos acordos  nos domínios dos transportes aéreo, ferroviário, rodoviário, marítimo e transfonteiriço, que vão permitir o reforço das relações comerciais entre Angola e RDC, rubricados pelos ministros dos Transportes angolano, Augusto da Silva Tomás e dos Transportes e Comunicação da RD Congo, Justin Kalumba Mwana Ngongo.

O presidente José Eduardo dos Santos esteve hoje em visita oficial de trabalho de algumas horas à RDC, onde manteve uma reunião, em privado, com o líder congolês, respondendo a um convite endereçado por este, em resposta a outra deslocação oficial e de trabalho, efectuada por Joseph Kabila à capital angolana, a 20 de Setembro de 2010.

Ambas as visitas se inscrevem no quadro do reforço das relações seculares de fraternidade, amizade  e de cooperação existente entre os dois países e respectivos povos, segundo refere uma nota distribuída à imprensa, em Kinshasa, no final do encontro.

A República de Angola e a RDC partilham uma fronteira comum de dois mil 511 quilómetros.

Ambos fazem parte da SADC e CEEAC, organismos regionais, que tem como alguns objetivos o desenvolvimento económico, alívio da pobreza, aumento da qualidade de vida do povo, e auxílio aos mais desfavorecidos.

O desenvolvimento dos valores políticos, promoção da paz e a segurança, desenvolvimento sustentável por meio da interdependência colectiva dos estados membros e da autoconfiança, constam também dos propósitos, assim como a complementaridade entre as estratégias e programas nacionais e regionais, maximização da utilização efectiva de recursos da região.

 

FacebookTwitterGoogle+