Projecto aplicado no Bungo apoia o empreendedorismo

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

Um programa de fomento do empreendedorismo do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) está a ser aplicado desde há dez meses no município do Bungo, Uíge, para apoiar a criação de 150 novos negócios, anunciou o presidente do conselho de administração da instituição.

José Filomeno dos Santos referiu, ao falar num encontro com representantes comunitários, que o programa consiste em apoios a acções relacionadas com a identificação civil, agricultura e empreendedorismo juvenil.
A componente da identificação, explicou, destina-se a facilitar que pelo menos cinco mil pessoas tenham acesso à documentação pessoal, como cédulas, bilhetes de identidade e outros que lhes possibilitem ter acesso aos serviços públicos, como educação e bancos. No domínio da agricultura, o projecto envolve três mil famílias e a criação de 15 cooperativas de camponeses, assim como o cultivo de produtos alimentares, numa perspectiva de auto-consumo, abastecimento dos mercados e obtenção de rendimentos.
O Fundo Soberano de Angola  prevê acompanhar os beneficiários na criação das empresas, elaboração dos estudos de viabilidade económica e obtenção de crédito bancário, para poderem financiar os projectos. José Filomeno dos Santos explicou que o FSDEA é vocacionado para a gestão do património público do país, mas tem “no investimento social uma componente fundamental”.  O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, declarou haver um enorme entusiasmo público em torno dos programas de empreendedorismo.
Representantes do poder público e institucional, organizações partidárias, sociedade civil, empresários e académicos participaram no encontro.

FacebookTwitterGoogle+