Presidente Idriss Deby Etno na Assembleia Nacional

Foto: TPA

Foto: TPA

O Chefe de Estado tchadiano, Idriss Deby, que se encontra desde segunda-feira, em Luanda, chegou, ao princípio desta tarde, à sede da Assembleia Nacional, para participar numa sessão solene extraordinária do parlamento angolano, em homenagem a sua primeira visita ao país.

Idriss Deby está na capital angolana para debater o reforço da cooperação entre os dois países.

O ilustre visitante foi já recebido, no período da manhã, pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, tendo ambos abordado igualmente a situação vigente na Região dos Grandes Lagos, a par do reforço da cooperação bilateral.

O Tchad é um país sem acesso ao mar, localizado no centro -norte da África. Faz fronteira com a Líbia, a norte, com o Sudão a leste, com a República Centro Africana (RCA), a Sul, com Camarões e Nigéria, a sudoeste, e com o Níger, a oeste.

Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desértica no norte, o cinturão árido do Sahel, no centro, e a savana sudanesa fértil, no sul. O Lago Tchad, do qual o país obteve o seu nome, é o segundo maior corpo de água da África e o maior do país. O seu ponto mais alto é o Emi Koussi no Deserto do Sahara.

A sua capital, N’Djamena, é a cidade mais populosa do país, que abriga mais de duzentas etnias. Os idiomas oficiais são o árabe e o francês. A maioria da população professa o islão e o cristianismo.

FacebookTwitterGoogle+