Presidente de Cabo Verde na Cidade Alta

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem, na Cidade Alta, o seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, em trânsito por Luanda desde terça-feira, depois de ter participado em Joanesburgo na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.

O encontro entre os dois Presidentes da República durou cerca de 20 minutos e Jorge Carlos Fonseca deixou o Palácio Presidencial da Cidade Alta sem fazer declarações à imprensa. Os dois líderes também trocaram impressões sobre a actual conjuntura regional, africana e mundial.
Em visita privada a Angola, após ter participado na Cimeira da União Africana, na África do Sul, Jorge Carlos Fonseca aproveitou a estada em Luanda para se encontrar com a comunidade cabo-verdiana e lançar o livro “Magistratura de Influência-Por uma diplomacia ao serviço do desenvolvimento”, que colige as intervenções públicas mais significativas enquanto Chefe de Estado, em 2013 e  2014.

Lançamento da obra

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, apresentou, ontem, em Luanda, a sua terceira obra, intitulada “Magistratura de Influência-por uma diplomacia ao serviço do desenvolvimento”, com discursos ao país, ao longo do seu mandato.
O presidente do Conselho Técnico da Ordem Contabilística de Angola, Luís Neves, que fez a apresentação da obra, explicou que o livro está estruturado nos capítulos “Independência, democracia e constituição”, “Separação e interdependência dos poderes”, “Poder local, direitos fundamentais”, “Cidadania e sociedade civil”, “Justiça”, “Juventude, educação, cultura e desporto”, “Economia, desenvolvimento e ambiente”, “Defesa nacional, forças armadas e segurança”, “Política externa e relações internacionais“, “Mensagens à nação”.
Todas as comunicações foram realizadas em importantes locais cerimoniais, perfazendo cinquenta e uma intervenções.
A obra retrata a  preocupação em transmitir à nação a importância da independência nacional, consolidada numa Constituição com separação de poderes, incluindo o poder local, o conhecimento e o cumprimento dos direitos fundamentais da cidadania e da sociedade civil, garantidas pela autonomia da justiça. Jorge Carlos Fonseca disse que a apresentação da obra na instituição foi um convite da Reitoria da Universidade Gregório Semedo.
Segundo o estadista cabo-verdiano, “Magistratura de Influência” é um livro que tem sido muito útil aos serviços da Presidência da República cabo-verdiana para dar a conhecer os passos essenciais das intervenções e acções do Chefe de Estado no domínio da defesa, poder local, promoção e defesa da democracia e da Constituição. O Presidente Jorge Carlos Fonseca nasceu na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente, em Outubro 1950, e é licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa.
Em 2011-2012 publicou o primeiro volume de “Magistratura de Influência”, onde revela as ideias e preocupações relacionadas com o reforço do poder local. No período de 2012-2013 publicou o segundo volume da série das suas reflexões sobre o reforço do poder social.
O estadista cabo-verdiano está em Angola em trânsito, em escala de 48 horas, depois de participar na 25ª Cimeira da União Africana (UA), realizada na África do Sul, de 14 a 15 do corrente mês.
Depois do lançamento do livro, o Presidente Jorge Carlos Fonseca foi ao município de Viana inteirar-se do grau de execução do projecto World Trade Center, que alberga investidores nacionais e estrangeiros, nas áreas de serviços, indústria e distribuição.
No World Trade Center de Angola estão instaladas dezenas de grandes e pequenos grupos empresariais, e prevê-se a construção de um hospital e de uma escola de negócios. Desde que assumiu o cargo, em 2011, o Presidente Jorge Carlos Fonseca colocou Angola como prioridade da sua agenda e da diplomacia cabo-verdiana e em Novembro de 2013 escolheu Angola para a sua primeira visita oficial como Chefe de Estado.

FacebookTwitterGoogle+