Presidente da República aprova reestruturação da Sonangol

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO. FOTO: CEDIDA PELA FONTE

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO.
FOTO: CEDIDA PELA FONTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26 Setembro de 2018 | 16h31 – Actualizado em 26 Setembro de 2018 | 16h31

O Presidente da República, João Lourenço, aprovou o Programa de Reestruturação da Sonangol E.P, no quadro do ajustamento da organização do sector dos petróleos.

A medida tem como finalidade encontrar soluções capazes de contribuírem para a sustentabilidade e crescimento da indústria petrolífera em Angola, segundo uma nota de imprensa da Casa Civil  do Presidente da República, chegada nesta quarta-feira a Angop.

O referido programa tem como objectivo tornar a Sonangol E.P. mais competitiva e rentável, com foco na cadeia primária de valor, observando padrões internacionais de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

Contribuir para a melhoria do desempenho do sector petrolífero em Angola, impulsionar e intensificar a actividade para substituição de reservas e aumento da produção de hidrocarbonetos, a médio e longo prazo, assim como promover a prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de gás natural, para garantir a disponibilidade para utilização interna e exportação, constam ainda dos objectivos.

Pretende-se com a mesma medida promover o aumento da quota de produção interna de petróleo bruto, reforçando o papel da Sonangol Pesquisa e Produção, de modo a tornar mais eficiente, e fomentar e incentivar o desenvolvimento de uma indústria nacional robusta de suporte ao sector petrolífero.

O programa vai aumentar a capacidade interna de produção de refinados, para reduzir a dependência das importações e consolidar a integração dos negócios de refinação, transporte, armazenagem e comercialização  de produtos refinados, com foco na promoção da eficiência e na liberalização do mercado de combustíveis.

O mesmo optimizará o desenvolvimento organizacional, de capital humano e tecnológico, para incremento da produtividade da Sonangol E.P.

FacebookTwitterGoogle+