Presidente da Namíbia valoriza ajuda de Angola

FOTO: FRANCISCO MIUDO

FOTO: FRANCISCO MIUDO

A ajuda prestada por Angola na luta que culminou com a independência da República da Namíbia, a 21 de Março de 1990, foi destacada hoje, quinta-feira, na capital angolana (Luanda), pelo Presidente namibiano, Hage Geingob.

O líder namibiano falava à imprensa após um encontro em privado, com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, realizado no Palácio Presidencial, na sequência da sua visita oficial de algumas horas à República de Angola, destinada ao reforço da cooperação bilateral.

Na sua intervenção, o Presidente lembrou que, numa altura em que a Namíbia precisava de uma base como retaguarda segura, com a finalidade de lançar a sua luta contra o antigo regime colonialista, Angola se ofereceu para tal.

Frisou que por altura da luta, Angola e Namíbia, que compartilhavam as mesmas trincheiras, conseguiram enfraquecer as forças invasoras neste país até que foram finalmente derrotadas na batalha do Cuito Cuanavale, ocorrida na província angolana do Cuando Cubango. Disse que por causa desta batalha, a independência do seu país ficou mais próxima.

Sobre a deslocação a Angola, Hage Geingob considerou-a como uma visita de apresentação ao povo angolano, nas vestes de Chefe de Estado da Namíbia.

Afirmou ser uma “grande honra” visitar Angola, país que ajudou a Namíbia no alcançasse da sua liberdade. ”Vim para Angola para prestar tributo e tive a honra de visitar o mausoléu onde está o grande revolucionário (António Agostinho Neto)”, salientou Hage Geingob, que manifestou-se satisfeito por estar na capital angolana (Luanda).

No capítulo das relações de cooperação, disse que doravante haverá sempre consultas entre os dois países, visando a abordagem de materiais de carácter bilateral e regional, de modo a contribuir na resolução de conflitos internos em alguns países de África.

Depois das declarações à imprensa, Hage Geingob, que já terminou a sua visita de algumas horas ao país, participou de um almoço oficial oferecido pelo estadista angolano, José Eduardo dos Santos, no Palácio Presidencial.

Os dois Presidentes tiveram um encontro em privado, em que afloraram questões ligadas a cooperação bilateral, a situação na região austral de África, bem como outras de carácter internacional. Angola e Namíbia são dois países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que partilham fronteira e têm rubricados 28 acordos de cooperação em vários domínios.

FacebookTwitterGoogle+