Pesca aposta no sector privado para estimular investimentos

Uma aposta do ministério das Pescas, junto do sector pesqueiro privado do país, está em curso com o objectivo de estimular os agentes privados a aproveitarem as oportunidades de negócios existentes nesse segmento.

Segundo a ministra Victória de Barros Neto, que prestou hoje (quarta-feira) a informação à imprensa, à margem do acto central das comemorações do 40º aniversário da independência nacional, o sector das pescas apresenta oportunidades que devem ser aproveitadas por investidores nacionais e estrangeiros.

Um dos subsectores onde se impõe a participação de investidores privados é o da transformação em grande escala, onde a governante reconheceu existir alguma limitação. Para suplantar as limitações na transformação em escala industrial do pescado, Victória de Barros Neto informou estar em andamento um trabalho com parceiros privados, tendo em vista a montagem de uma cadeia produtiva do sector.

Disse tratar-se de indústrias que devem surgir tanto a montante como a jusante, da edificação de estaleiros para a construção de embarcações de pescas, principalmente, de pequeno e médio porte.

“Estamos a falar da necessidade que ainda temos de fabricar internamente as redes de pesca, bóias e anzóis”, salientou. De acordo com a ministra, tudo isso tem que ser fabricado no país para reduzir as importações desses instrumentos, fazer crescer as oportunidades de emprego e combater a pobreza.

FacebookTwitterGoogle+