Peritos da SADC reunidos em Luanda

MESA DO PRESIDIUM DA REUNIAO DE PERITOS DA SADC FOTO: FRANCISCO MIUDO

MESA DO PRESIDIUM DA REUNIAO DE PERITOS DA SADC
FOTO: FRANCISCO MIUDO

23 Abril de 2018 | 11h20 – Actualizado em 23 Abril de 2018 | 11h19

Peritos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) estão reunidos, desde a manhã de hoje, segunda-feira, em Luanda, para apreciar os documentos a serem submetidos ao encontro dos chefes da diplomacia destes estados membros.

A cúpula da SADC pretende com este encontro discutir os caminhos para ajudar a RDC e o Lesotho a ultrapassar a crise política e social que enfrentam, bem como consolidar o processo democrático na região austral.

O encontro de especialistas, que termina ainda hoje, será seguido da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da SADC, a ter lugar no período da tarde, cujo objectivo é preparar a Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da região, a nível de Chefes de Estado e Governo, que se realizará na terça-feira, na capital angolana.

Orienta os trabalhos da sessão de peritos o director para África e Médio Oriente do ministério angolano das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo.

Especialistas de Angola, RDC, Namíbia, Zâmbia, África do Sul, Swazilândia, Tanzânia e Reino do Lesotho participam no referido encontro.

O Reino do Lesotho é um país membro da SADC que se encontra em crise política, agravada pelo assassinato, por subordinados, de dois chefes das suas forças armadas em 2015 e 2017, o que levou as autoridades a solicitarem uma intervenção da organização regional que desdobrou, em Dezembro último, um contingente de 269 membros, entre militares, polícias, peritos de inteligência e civis.

Na República Democrática do Congo, decorrem os preparativos para a realização das próximas eleições.

FacebookTwitterGoogle+