Parlamento tem nova sede

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

O Presidente da República inaugurou ontem em Luanda a nova sede da Assembleia Nacional, no quadro das comemorações dos 40 anos da Independência Nacional, que hoje se assinala.

Depois da inauguração e na presença de vários Chefes de Estado e de Governo, o  Presidente da República assistiu ao vídeo com a apresentação do novo edifício e de seguida recebeu simbolicamente do Gabinete de Obras Especiais a miniatura da Assembleia Nacional. O secretário-geral da Assembleia Nacional recebeu simbolicamente a chave do novo Parlamento.
O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, garantiu que o Parlamento vai continuar firme nos debates sobre questões de interesse nacional  e internacional, para que o seu desempenho contribua para a defesa da paz e concorra para o fortalecimento dos direitos fundamentais e o processo de reconciliação nacional.
Fernando da Piedade Dias dos Santos pediu aos deputados ponderação, diálogo e concertação política para a busca de consensos que representam a vontade do povo.
A inauguração do novo Parlamento, disse, fica gravada na memória histórica do moderno Parlamento angolano, iniciado em 1992, com a realização das primeiras eleições multipartidárias, salientou.
Para Fernando da Piedade Dias dos Santos, a infra-estrutura vai permitir uma melhoria da actividade parlamentar a nível das comissões de trabalho, da administração parlamentar e responder de forma célere aos diversos desafios impostos à Assembleia Nacional a nível nacional e internacional.
Fernando da Piedade Dias dos Santos disse que com a nova sede, o Parlamento está em condições de garantir melhores condições de trabalho para que se continue a exercer com zelo e grande sentido de responsabilidade as actividades que viabilizam a realização dos anseios dos cidadãos.
Estas  acções, de acordo com o Presidente da Assembleia Nacional, vão ter êxito com a discussão e aprovação de propostas que visem a melhoria das condições de vida dos angolanos.  Fernando da Piedade Dias dos Santos agradeceu também a presença dos vários Chefes de Estado e de Governo na cerimónia inaugural e defendeu o aumento do nível de cooperação com os vários Parlamentos.

Reforma parlamentar

“A casa que inauguramos, a Assembleia Nacional, é o Parlamento da República de Angola, órgão de soberania unicamaral”, disse o Presidente da Assembleia Nacional. O presidente do grupo parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, disse que o novo edifício vai permitir uma maior interacção entre os deputados e representa o ponto alto da reforma parlamentar.
Para André Mendes de Carvalho, da CASA-CE, a nova Assembleia Nacional vem dar uma nova alegria ao país e, por isso, espera que a organização e funcionamento do Parlamento correspondam ao aspecto majestoso do edifício. “Estamos satisfeitos com a inauguração que coincide com os 40 anos de independência, mas o importante não é a forma mas o conteúdo”, disse o deputado da CASA-CE.
O antigo Presidente de Moçambique Joaquim Chissano, que se encontra em Luanda para participar nas festividades dos 40 anos da Independência e participou no fórum de negócios entre os dois países, elogiou a estrutura do novo Parlamento e sublinhou que os angolanos e moçambicanos sempre estiveram e viveram juntos nos momentos críticos. Pedro Pires, antigo Presidente de Cabo Verde, disse que Angola está a comemorar os 40 anos de luta e de sucessos. “A inauguração do novo edifício é resultado do percurso do povo angolano, da sua direcção durante os 40 anos e esperamos que os próximos sejam melhores”, disse.

FacebookTwitterGoogle+