BPC com dinheiro para financiar economia

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

Uma linha de crédito avaliada em 12,5 mil milhões de kwanzas está disponível no BPC (Banco de Poupança e Crédito) para financiar projectos no sector da agricultura, pecuária, pesca, indústria e infra-estruturas, no âmbito de um acordo assinado ontem em Luanda, entre o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e o Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Foram signatários do acordo o presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento de Angola, Manuel da Costa, e do Banco de Poupança e Crédito, Paixão Júnior.
No quadro do acordo, o Banco de Desenvolvimento de Angola concedeu 2,5 mil milhões de kwanzas da sua linha de crédito ao Banco de Poupança e Crédito para financiar os projectos prioritários para a diversificar a economia. O Banco de Poupança e Crédito foi a primeira instituição bancária a aderir ao processo que se vai estender para outros bancos no mercado.
Manuel da Costa afirmou que o valor colocado à disposição da banca comercial para financiar projectos inseridos nos sectores da agricultura, pecuária e pescas vão garantir maior celeridade na produção nacional.
“Este acordo marca o início da operacionalização das linhas de crédito, proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento, que o Executivo aprovou recentemente para os sectores económicos”, disse o presidente do conselho de administração do Banco de Desenvolvimento de Angola. Na sua opinião, com a crise do preço do petróleo e a escassez de divisas no mercado, a importação deixa de ser uma alternativa disponível e a procura de produtos e serviços no mercado interno aumentam. “O Banco de Desenvolvimento de Angola assume um papel de provedor de fundos para a banca comercial actuando como um banco de segunda linha. A nossa expectativa é crescer e tornar relevante o financiamento para aqueles que pretendam empreender nos vários domínios da economia”, referiu.
Manuel da Costa garantiu que a sua instituição começa a conceder os créditos ao seus clientes na próxima semana com taxas a médio e longo prazo. “Os nosso clientes têm procurado por este tipo de crédito. Este financiamento é muito atractivo para aquilo que são as taxa do mercado”, realçou. Paixão Júnior disse que vão ser concedidos créditos aos agentes económicos que apresentem projectos avaliados até 500 milhões de kwanzas nos sectores da agricultura, pecuária e pescas. O Presidente do Conselho de Administração  do BPC garantiu que as condições financeiras da linha de crédito são atractivas em especial as taxas de juros que são abaixo das praticadas no mercado.
“Os prazos de carência são superiores a dois anos e os de reembolsos superiores a cinco anos. A linha de crédito enquadra-se na estratégia de financiamento da cadeia produtiva do sector primário”, indicou.

Empresários agrícolas

Os empresários podem submeter os projectos para a obtenção de financiamentos junto do Banco de Poupança e Crédito (BPC). Os créditos são concedidos a longo prazo, o que dá a possibilidade de os empresários realizarem os seus negócios sem grandes constrangimentos.
O director de políticas e negócios do Banco de Desenvolvimento de Angola, João Cunha, referiu que o banco está a efectuar um inventário de todos os projectos financiados para avaliar o grau de execução das obrigações assumidas pelos empresários. João Cunha revelou ainda que o Banco de Desenvolvimento de Angola prepara outras linhas de crédito, nomeadamente o “Agro-indústria”, no valor de dez mil milhões de kwanzas e o “Comércio e Serviços” no valor de 7,5 mil milhões de kwanzas.
O responsável informou ainda que o BDA vai lançar novas linhas de crédito de “Produção de Inertes” e “Correctivos Agrícolas” cujo montante está a ser avaliado.

FacebookTwitterGoogle+