Municípios de Angola têm um forte potencial

Fotografia: Dombele Bernardo

Fotografia: Dombele Bernardo

A segunda edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA’2015) encerrou ontem, em Luanda, após quatro dias de partilha de experiências e estabelecimento de parcerias entre expositores e potenciais investidores.

Durante a Feira, que contou com a participação de 350 expositores das 18 províncias e 163 municípios do país, ficou a mostra do grande potencial existente fora da área do petróleo para relançar a economia.
Sábado foram entregues os prémios aos municípios e cidades que mais se destacaram. A província do Zaire ganhou o Grande Prémio da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, ao bater a concorrência de todas as províncias que participaram no evento.
O governador provincial do Zaire, José Joanes André, disse durante a gala de premiação, sábado à noite, em Luanda, que a província está a criar estratégias para mostrar as potencialidades económicas existentes e atrair investidores privados.
“Viemos mostrar que no Zaire não é só petróleo, estamos a apostar na diversificação da economia e vamos apostar na agricultura, pesca, turismo e outras actividades para sairmos da dependência do petróleo”, disse.
A província do Zaire levou também os prémios de melhor participação entre os governos provinciais, rural e de stand de criatividade, enquanto o município de Ombanja, no Cunene, ficou com o troféu Modelo de Município. Para a categoria de Melhor Representação Urbana, o prémio foi atribuído à Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, enquanto a Angola Telecom ficou com a Melhor Empresa Pública e o Namibe com o de melhor representação provincial do turismo.
A Polícia Nacional, pelo trabalho árduo que os efectivos realizam em manter a ordem pública em todas as cidades e municípios, ficou com a Melhor Participação na modalidade Instituição Pública, tendo o Ministério do Interior ganho o prémio de Melhor Ministério.
A melhor prestadora de serviços, segundo a organização, é a empresa Nova Huíla, categoria de serviços e animação turística a Organizações Ritz, categoria de agência de viagens a empresa Rucatur, e na restauração ficou a Cervejaria Fininho.
O comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, ao receber os prémios do Ministério do Interior e da Polícia Nacional, garantiu que todos os ramos do Ministério do Interior estão empenhados em dar o seu melhor para garantir a segurança no território nacional.
“Estes prémios mostram que em todos os municípios os efectivos, quer da Polícia Nacional, Corpo de Bombeiros, Guardas Prisionais, Migração e Estrangeiros, todas estas forças estão prontas para prestar um serviço de qualidade em todos os municípios”, frisou Ambrósio de Lemos. A segunda edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA’2015) realizou-se em simultâneo com a Bolsa Internacional do Turismo de Angola (Bitur – Okavango 2015) e teve a participação das 18 províncias e 163 municípios.
A Feira teve como objectivo divulgar as práticas da administração pública, através da apresentação dos projectos desenvolvidos pelos governos provinciais, administrações municipais e comunais. Pretendeu-se ainda com o certame apresentar soluções, tecnologias, equipamentos, produtos e serviços para as novas municipalidades.

FacebookTwitterGoogle+