Ministro Jofre Van-Dúnem participou em reunião empresarial na cidade do Porto

O Ministro do Comércio de Angola, S. Exa. Jofre Van-Dúnem, chefiou uma ampla delegação nacional que particiou até hoje e durante dois dias, na cidade do Porto, em Portugal, na segunda edição da Conferência Económica do Mercado da CPLP.

Organizado pela Confederação Empresarial da CPLP, o evento serviu para os empresários lusófonos abordarem questões que se prendem com o ambiente de negócios e os mecanismos que possam catapultar o livre comércio e o investimento entre os países que integram a comunidade.

Ao intervir na cerimónia de abertura, o Ministro Jofre Van-Dúnem convidou os países participantes a juntarem-se a Angola no esforço de participação na sua recuperação económica e alavancou algumas das medidas que já foram tomadas para melhorar o ambiente de negócios e promover a captação de investimento externo.

Aquele responsável, sublinhou a importância do processo de diversificação da economia nacional, actualmente em curso e que se prepara para dar frutos, e garantiu o empenhamento de Angola em tornar a CPLP uma plataforma privilegiada para alavancar as economias dos Estados membros.

Durante o evento realizaram-se dois painéis temáticos. Um sobre a agenda política, onde foi debatida a questão da mobilidade e a necessidade de reforço das atribuições do centro de arbitragem. Outro, onde foram abordadas questões que se prendem com as infraestruturas sustentáveis, a energia e recursos naturais e ainda a problemática da economia digital.

No final do encontro foi aprovada a “Carta do Porto”, onde está reflectida uma moção de agradecimento a S. Exa Presidente João Lourenço e ao Governo angolano por aceitar acolher no próximo ano a terceira edição da conferência económica do mercado da CPLP.

Além do Ministro Jofre Van-Dúnem, Angola esteve representada nesta conferência por S. Exa Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, diplomatas nacionais acreditados neste país e alguns empresários e técnicos nacionais provenientes de diferentes províncias e cuja experiência tem sido determinante para o sucesso, não só da CPLP como também da sua Confederação Empresarial.

 

FacebookTwitterGoogle+