Ministro das Relações Exteriores do Brasil está em Luanda

BANDEIRAS DE ANGOLA E DO BRASIL FOTO: TARCÍSIO VILELA

BANDEIRAS DE ANGOLA E DO BRASIL
FOTO: TARCÍSIO VILELA

O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, chegou na manhã desta sexta-feira, a Luanda, para uma visita de trabalho de 24 horas, no quadro do reforço das relações de cooperação.

O chefe da Diplomacia brasileira, que encabeça uma delegação composta por nove funcionários seniores do Governo, será recebido, ainda esta manhã, pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, com quem deverá analisar assuntos de interesse bilateral e da actualidade político-diplomático da arena mundial.

A seguir a audiência, Aloysio Nunes e a delegação que o acompanha deverão manter um encontro de trabalho com a delegação angolana, para a assinatura de três instrumentos jurídicos, designadamente dois Protocolo de Entendimento e um Memorando de Entendimento.

No final da manhã desta sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores será recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço.

O Programa da deslocação de Aloysio Nunes a Angola inscreve ainda uma visita de cortesia ao ministro das Finanças, Archer Mangueira, e ao Centro Cultural Brasil/Angola.

A República de Angola e a República Federativa do Brasil estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975, sendo este o primeiro país a reconhecer a independência de Angola.

Em 1980 foi assinado o Acordo Geral de Cooperação económica, Técnico-Científica e Cultural, que constitui a base fundamental para o desenvolvimento da cooperação entre os dois Estados.

As relações bilaterais entre os dois países registaram uma nova dinâmica, relevante e abrangente durante o mandato do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, tendo os dois governos assinado o Acordo de Parceria Estratégica, em Junho de 2010.

FacebookTwitterGoogle+