Ministra de Estado Carolina Cerqueira assiste à sessão de encerramento da segunda Conferência dos Oceanos

A Ministra de Estado para a Área Social, S. Exa. Carolina Cerqueira, liderou a delegação angolana que assistiu hoje à sessão de encerramento da segunda Conferência dos Oceanos, uma organização das Nações Unidas e que decorreu em Lisboa desde o dia 27.

Esta conferência, adoptou uma declaração política intitulada “O nosso oceano, o nosso futuro, a nossa responsabilidade”, que ficará conhecida como “Declaração de Lisboa”.

O documento, assume o “falhanço colectivo” na conservação dos ecossistemas marinhos e a necessidade de “mais ambição para resolver o terrível estado do oceano”.

O texto associa a degradação dos oceanos às alterações climáticas, “um dos maiores desafios” da actualidade, com os subscritores a comprometerem-se novamente, apesar das falhas, com uma “acção urgente” e “cooperação aos níveis global, regional e sub-regional para atingir todas as metas tão cedo quanto possível e sem atrasos indevidos”.

O Presidente João Lourenço esteve presente na cerimónia de abertura do evento, dia 27, tendo sido o primeiro dos numerosos oradores a usar da palavra, mantendo depois encontros com os chefes de Estado de Portugal e do Quénia, respectivamente Marcelo Rebelo de Souse e Uhurtu Kenyatta, além do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom-Jesus.

Durante a sua permanência em Portugal, o Presidente João Lourenço visitou a sede do secretariado-executivo da CPLP, onde assinou o livro de Honra na qualidade de presidente em exercício da organização, recebendo ainda em audiência um enviado especial da Coreia do Sul e uma delegação da Agência Internacional de Energia Atómica.

Antes de abandonar Lisboa, o Presidente João Lourenço esteve no Stand de Angola, onde estava instalado um que dispositivo que permitia aos visitantes tomarem conhecimento sobre o que Angola está a fazer para o desenvolvimento da economia azul e para a preservação dos oceanos.

Nesse Stand, a Secretária de Estado das Pescas, S. Exa. Esperança da Costa, apresentou a estratégia nacional para o desenvolvimento do sector, uma iniciativa aplaudida por uma audiência diversificada onde pontificou, entre outros, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Cravinho.

FacebookTwitterGoogle+