Ministra aponta desporto como factor integral do aluno

MARIA CÂNDIDA TEIXEIRA, MINISTRA DA EDUCAÇÃO FOTO: ANGOP

MARIA CÂNDIDA TEIXEIRA, MINISTRA DA EDUCAÇÃO
FOTO: ANGOP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 Janeiro de 2019 | 15h15 – Actualizado em 15 Janeiro de 2019 | 15h15

A ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, reiterou nesta terça-feira, em Saurimo, que a prática de actividades desportivas contribui no desenvolvimento integral do aluno, na socialização das crianças e adolescentes, estimulando-as a autonomia e ao poder crítico.

A governante teceu tais considerações durante a cerimónia de encerramento dos 9º jogos nacionais escolares, que decorreram em Saurimo de 5 a 15 do mês em curso, sob lema “Desporto escolar um compromisso com o presente e o futuro da criança”, apelando aos gabinetes provinciais da Educação a promoverem, regularmente, campeonatos inter-escolares para criar, entre os alunos, o gosto pelo desporto.

O ministério, de acordo com o ministra, vai dinamizar o desporto escolar, para proporcionar momentos de diversão e promover a cultura de fair play, partilha de conhecimento, descoberta  de talentos nas mais diversas modalidades.

Para o efeito, para além da componente competitiva, as próximas edições agregarão actividades que promovem o hábito pela leitura, à cidadania, entre outros valores.

A actividade contou com as participações das províncias do Bié, Bengo, Benguela, Cunene, Cuando Cubango, Cuanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Malanje, Uíge e Huambo, com um total de 600 atletas que competiram, durante 10 dias, nas modalidades de futebol, andebol, voleibol, basquetebol, atletismo convencional e adaptado, ginástica.

Os jogos escolares visam desenvolver conhecimentos sobre a ética desportiva tais como o espírito de “fair play”, o intercâmbio sociocultural e desportivo e o hábito de trabalho em grupo.

FacebookTwitterGoogle+