Ministério das Tecnologias lança campanha de cibersegurança

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) lançou, esta sexta-feira, em Luanda, uma campanha denominada Ciber Kid (Internet segura para crianças).

Segundo o Director Nacional das Políticas de Cibersegurança e Serviços Digitais, Hediantro Wilson Mena, pretende-se com projecto sensibilizar os adolescentes sobre matérias de segurança cibernética.

No acto, testemunhado pelos titulares do MIINTTICS, Manuel Homem, e da Educação, Luísa Grilo, o responsável explicou que se trata de um projecto de âmbito nacional, que abrangerá todas as escolas do I e II ciclo do ensino secundário do país.

Durante a campanha, avançou, serão realizados workshops e seminários, para incorporar a parte técnica e a prática, com o objectivo de capacitar e formar os adolescentes sobre o uso consciente da Internet.

Por sua vez, o ministro Manuel Homem destacou o papel do Ministério da Educação (MED) no combate ao mau uso das tecnologias de informação, sublinhando que a campanha da cyber segurança é fundamental para proteger as crianças em busca de conhecimento na Internet.

Manuel Homem considerou importante que os professores ensinem os alunos a não confiarem, nem postarem informações pessoais nas redes sociais.

“É obrigação de todos ensinar as crianças a forma correcta de usar essa importante ferramenta, mas também deve ser preocupação de todos a cibersegurança, porque temos acompanhado vários casos violentos nas redes sociais”, expressou.

Por isso, prosseguiu, a direcção Nacional de Cibersegurança escolheu o Ministério da Educação como parceiro estratégico para a campanha de cibersegurança nas escolas.

Por sua vez, a ministra da Educação, Luísa Grilo, disse que o ministério vai continuar a abraçar esses projectos, porquanto o futuro das crianças depende dos professores.

“O projecto Ciber Kid é uma iniciativa bastante louvável e o Ministério da Educação não devia ficar de fora, porque sabemos que os professores são a base e eles têm a obrigação de ensinar o caminho certo”, frisou.

Luísa Grilo reiterou que o futuro de toda e qualquer sociedade depende da educação, dos professores, e actualmente a internet é uma das ferramentas mais usadas no mundo, pelo que o MED não pode ficar ultrapassado pela tecnologia.

Cibersegurança é a proteção de sistemas de computador contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados eletrônicos, bem como a interrupção ou desorientação dos serviços que fornecem.

FacebookTwitterGoogle+