MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES

PHOTO-2022-10-03-21-59-48

NOTA DE IMPRENSA

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, encontra-se desde o princípio da noite desta segunda-feira, 03 de Setembro, em São Tomé e Príncipe, no quadro da presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para acompanhar o processo eleitoral em curso no país.

Quando chegou à capital do país, o chefe da diplomacia angolana foi recebido por Sua Excelência Edite Ten Jua, Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da República Democrática de São Tomé e Príncipe e por Sua Excelência Joaquim Pombo, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola nesse país africano.

Sua Excelência o Ministro das Relações Exteriores que se faz acompanhar dos Embaixadores Miguel César Domingos Bembe, Director África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX e de Carlos Sardinha, Director da Cooperação Internacional deste Departamento Ministerial, deverá durante a sua estada manter encontros com as autoridades locais, e representantes das organizações internacionais acreditadas no país, bem como da sociedade civil de São Tomé e Príncipe.

Angola e São Tomé e Príncipe são dois países africanos membros da CPLP, cuja presidência rotativa esta actualmente a cargo da República de Angola.

A República Democrática de São Tomé e Príncipe realizou no passado dia 25 de Setembro as suas eleições legislativas, cujos resultados provisórios foram divulgados no passado dia 28 desse mesmo mês.

O território da República Democrática de São Tomé e Príncipe é composto pelas ilhas de São Tomé e do Príncipe, pelos ilhéus das Rolas, das Cabras, Bombom, Boné Jockey, Pedras Tinhosas e demais ilhéus adjacentes, pelo mar territorial compreendido num circulo de doze milhas a partir da linha de base determinada pela lei, pelas águas arquipelágicas situadas no interior da linha de base e o espaço aéreo que se estende sobre o conjunto territorial atrás definido.

O Estado São-tomense exerce a sua soberania sobre todo o território nacional, o subsolo do espaço terrestre, o fundo e o subsolo do território aquático formado pelo mar territorial e as águas arquipelágicas, bem como sobre os recursos naturais vivos e não vivos que se encontrem em todos os espaços supramencionados e os existentes nas águas suprajacentes imediatas às costas, fora do mar territorial, na extensão que fixa a lei, em conformidade com o direito internacional.

Com uma população de 204 454 habitantes (estimativa de 2018), distribuídos numa área total de 1 001 km², São Tomé e Príncipe é o segundo menos populoso Estado soberano africano, depois das Seicheles, bem como o menor país de língua portuguesa.

Seu povo é predominantemente de ascendência africana e mestiça, com a maioria praticando o catolicismo romano. O legado do domínio português também é visível na cultura, nos costumes e na música do país, que fundem influências europeias e africanas.

Considerado um país subdesenvolvido, é esperado que São Tomé e Príncipe deixe esta classificação e se torne um país de renda média pela ONU em 2024.

DIRECÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (DTICI-MIREX), em Luanda, aos 03 de Setembro de 2022.-

FacebookTwitterGoogle+