Ministério da Educação lança um novo projecto

Fotografia: JA

Fotografia: JA

O ministro da Educação, Pinda Simão, disse ontem em Luanda que o projecto “Aprendizagem para Todos” tem como objectivo melhorar o conhecimento e desenvolvimento dos professores e colocar o maior número de estudantes no ensino educacional.

Pinda Simão disse que o projecto visa melhorar a qualidade de ensino no país e principalmente o ensino primário. Um dos grandes desafios do Ministério da Educação é expandir a rede escolar e aumentar o acesso à escola para oferecer melhores oportunidade aos cidadãos angolanos em particular às crianças: “vamos criar órgãos centrais em parceria com os outros ministérios, Governos Provinciais e Administrações Municipais, para o desenvolvimento de acções que melhorem o ensino”.

O ministro acrescentou que não basta colocar os alunos na escola, é importante que tenham acesso ao conhecimento: “esses conhecimentos devem ser transformados em competências para que sejam fundamentais no bem-estar”. Pinda Simão disse que a educação é o instrumento indispensável para o desenvolvimento do país: “Só existe progresso se existir qualidade na educação e em particular no ensino primário”.

O ministro da Educação concluiu que “queremos um ensino primário eficiente com apoios sólidos para sustentar a formação em todos os níveis”. A responsável do Banco Mundial para a Educação, Cristina Panasco, disse que Angola tem evoluído muito e no sector da educação é preciso assegurar a aprendizagem: “as crianças têm que saber ler, escrever e contar”.

A aprendizagem compreende “uma actividade colectiva de todos e a qualidade do ensino não é um problema só de Angola mas de nível mundial, neste sentido agradecemos o esforço das entidades angolanas”, frisou Cristina Panasco. A responsável do Banco Mundial agradeceu a iniciativa do Ministério da Educação na criação do projecto.

 

FacebookTwitterGoogle+