Ministério da Cultura destaca Jaka Jamba como defensor dos valores humanistas

MINISTÉRIO DA CULTURA DESTACA FIGURA DE JAKA JAMBA COMO INSIGNE HOMEM DA CULTURA (ARQUIVO)  FOTO: PEDRO PARENTE

MINISTÉRIO DA CULTURA DESTACA FIGURA DE JAKA JAMBA COMO INSIGNE HOMEM DA CULTURA (ARQUIVO)
FOTO: PEDRO PARENTE

01 Abril de 2018 | 18h59 – Actualizado em 01 Abril de 2018 | 18h59

O Ministério da Cultura destacou neste domingo, em Luanda, o nacionalista Jaka Jamba como insigne homem da Cultura e defensor intransigente de valores humanistas e universais.

Numa nota de condolências pela morte do historiador e escritor ocorrida na madrugada deste domingo, vitima de doença, assinada pela sua titular, Carolina Cerqueira, o Ministério destaca que, com a sua voz conciliadora, seguiu o caminho da unidade Nacional e da valorização da Cultura angolana e dos angolanos.

Na nota lê-se ainda que Jaka Jamba destacou-se, ao longo dos anos, como uma figura importante da cultura angolana. Como homem de cultura, Jaka Jamba foi embaixador permanente de Angola na UNESCO e membro da Academia de Letras de Angola.

Jaka Jamba foi Secretário de Estado para a Informação do Governo de Transição, indicado pela UNITA (antes da Independência). Mestre em Relações Internacionais, era docente universitário.

Em 1992 foi nomeado para o cargo de Segundo Vice Presidente da Assembleia Nacional e Porta-Voz do Grupo Parlamentar da UNITA. Integrou em 1998, a Comissão Constitucional para a elaboração da Constituição da República.

O nacionalita, político, escritor e académico Almerindo Jaka Jamba faleceu na madrugada deste domingo, numa das unidades hospitalares da capital, Luanda, vitima de paragem cardíaca.

FacebookTwitterGoogle+