Memorial do Cuito Cuanavale é uma honra para o Estado angolano

FOTO: CEDIDA

FOTO: CEDIDA

A construção do memorial à vitória da batalha do Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango, constitui uma honra para o Estado Angolano e uma obrigação moral de todos os angolanos, realçou nesta terça-feira o ministro da Defesa Nacional em exercício, Salviano de Jesus Cerqueira.

Ao falar à margem da inauguração do referido monumento, pelo Presidente da República José Eduardo dos Santos, considerou uma grande homenagem aos combatentes das ex-FAPLA que jazem no local, bem como aos que continuam firmes nas tarefas da defesa e edificação da pátria angolana.

Referiu que os heróis desta batalha são o centro da homenagem, “pois foi com a sua entrega na defesa desta parcela do território nacional, que se registou uma histórica viragem que permitiu o derrube do regime do apartheid, a independência da Namíbia e a libertação da África Austral”.

Realçou que a homenagem tem, na pessoa do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o seu principal artífice, para quem as novas e futuras gerações poderão recordar o grande número de homens destemidos que se bateram contra o mais poderoso exército do continente.

Igualmente hoje foi rubricado o termo de entrega do Monumento à Vitória do Cuito Cuanavale entre os directores do Gabinete de Obras Especiais, Leonel da Cruz e do Museu Nacional de História Militar, tenente general Francisco Silvestre.

A batalha do Cuito Cuanavale, considerada uma das maiores ocorridas na África Austral, culminou em 23 de Março de 1988, altura em que as ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), em parceira com os efectivos militares de Cuba, impuseram-se ao exército do antigo regime do apartheid sul-africano, que invadiu Angola a partir desta região sudeste do país.

A derrota das então forças militares sul-africanas obrigou o regime do apartheid a promover conversações quadripartidas, que levou a assinatura do acordo de Nova Iorque (EUA) e, consequentemente, a independência da Namíbia e a democratização da África do Sul.

O nome Cuito Cuanavale, um dos municípios da província do Cuando  Cubango, tem origem dos rios  Cuito e Cuanavale, que convergem nesta região.

Com uma superfície de 35.610 quilómetros quadrados, o município do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, possui uma população estimada em 94 mil habitantes.

FacebookTwitterGoogle+