Mais de quinhentos dados biométricos foram recolhidos para emissão de BI

 

Quinhentos e setenta dados biométricos de cidadãos nacionais foram recolhidos, de seis a 19 do corrente mês, pelo Consulado Geral de Angola, em Lisboa, para tratar o Bilhete de Identidade (BI), informou, quarta-feira, naquela cidade, o seu cônsul geral, Narciso do Espírito Santo.

Em declarações à imprensa, durante uma visita de constatação do embaixador José Marcos Barrica, ao do Programa de Registo Civil Especial, Narciso do Espírito Santo disse que, no referido período, foram registados 103 pedidos de emissão de passaportes, 137 registos de nascimento, 989 emissão e remissão de inscrição consular e de 189 registos criminais, a que corresponde um total de mil e 988 actos.

De acordo com a fonte, o processo tem um impacto grande, sendo que o mesmo é resultado das preocupações apresentadas pela comunidade angolana residente na grande Lisboa.

Segundo o cônsul geral, a comunidade apresentava muitas preocupações relacionadas com a emissão de BI, Registo Criminal e outros documentos,  daí a necessidade que se viu em documentar os angolanos.

“A Embaixada, através do Consulado, juntamente com os órgãos competentes do país, viu a necessidade de realizar esta actividade para documentarmos todos ou contribuir para regularizar a situação de todos aqueles que estão na situação de indocumentados”, referiu

O processo, que vai até ao dia 28 do corrente mês, prevê atender mais de dois mil cidadãos angolanos residentes em Lisboa.

Para a Ilha dos Açores e Madeira, o cônsul disse que primeiro será realizada uma visita de auscultação das preocupações da comunidade residente naquela localidade e só depois poderão analisar se vão estender o programa.

Os requisitos para o efeito são o assento de nascimento ou certidão completa do registo civil válida (passados pelas conservatórias do Registo Civil de Angola ou transcritos na Conservatória de Registos Centrais de Angola).

Todos os documentos serão antes autenticados pelos oficiais da Conservatória do Registo Civil presentes no local.

FacebookTwitterGoogle+