Guiné Conacri quer colher experiência

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

A Guiné Conacri quer colher a experiência de Angola para a exploração dos recursos minerais, disse ontem o embaixador daquele país após ser recebido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O diplomata revelou ter transmitido ao Presidente do Parlamento a satisfação pelo apoio dado por Angola ao povo guineense e a vontade do seu país em aprofundar a cooperação bilateral em diferentes domínios.
Djigui Camara referiu que “Angola acumulou ao longo dos anos uma vasta experiência no domínio de exploração recursos minerais e sua valorização” e que isso a Guiné Conacri quer inspirar-se nisso.
O diplomata declarou que o seu país pretende também cooperar com Angola no domínio do desenvolvimento de infra-estrutura “Tendo em conta as ideias que sempre partilhamos, a consciência que temos sobre a dignidade do homem africano e do papel que África deve desempenhar no concerto das nações, queremos trabalhar com Angola para bem dos africanos”, disse.
O presidente da Assembleia Nacional recebeu também ontem a deputada moçambicana Irene Chitoli. A também presidente da Comissão de Ética da Assembleia da República de Moçambique declarou à saída da audiência ter informado o Presidente da Assembleia Nacional sobre a situação política no seu país.
Irene Chitoli, que se encontra em Angola a participar na reunião do grupo de Eminentes Personalidades Região África-Caraíba-Pacífico (ACP), referiu ter ransmitido a Fernando da Piedade Dias dos Santos saudações da homóloga moçambicana, Verónica Mocano. A deputada anunciou que a Assembleia da República do seu país quer melhorar as relações de amizade e cooperação com o Parlamento angolano, em particular a nível da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

FacebookTwitterGoogle+