Escritora Kanguimbo Ananaz relança duas obras em Lisboa

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

FOTO: FRANCISCO MIÚDO

A escritora angolana Kanguimbo Ananaz colocou ao dispor dos leitores portugueses na noite de sexta-feira, em Lisboa, as obras “Pétalas Rasgadas” e “O regresso de Kambongue”.

Em declarações à Angop, Kanguimbo Ananaz  disse que “Pétalas Rasgadas” espelha o seu mundo imaginário, retratando a beleza da mulher  e os encantos das plantas, bem como de aspectos que marcam a sua vida familiar.

 Com 63 páginas, o livro comporta mais de 25 poemas.

Já o livro “O regresso de Kambongue”, segundo a autora, é uma sequência da obra “O Avô Sabalo”, lançada em 2006, e retrata a história de um jovem (Kambongue) que depois de estar formado procura mostrar aos habitantes da aldeia onde nasceu que tudo pode ser transformado.

Assim, conta a escritora, tudo o que o jovem Kambongue aprendeu ensina as pessoas sem instrução, desvendando que o feio pode ser belo e que o deserto pode ser cultivado, desde que haja trabalho.

“Podemos tirar, como moral desta história, que é possível levar as pessoas a saberem que, independentemente da profissão que desempenhem, todos podem fazer algo para que se auto-sustentarem para que o país seja melhorado. Isso, desde que haja trabalho”, referiu.

Durante o acto presenciado pelo embaixador de Angola em Portugal, Marcos Barrica, a escritora agradeceu ao diplomata pelos ensinamentos transmitidos durante a sua formação.

Por sua vez, a apresentadora das obras, Isabel Bastos, disse que Kanguimbo Ananáaz é uma mulher de muita força e coragem e que nas suas obras transmite mensagens de amor e união, bem como de preservação da identidade cultural angolana.

“Pétalas Rasgadas”, editada pela Tchingapy, teve uma tiragem, numa primeira fase, de 500 exemplares.

Kanguimbo Ananaz, psicóloga de formação e consultora social, nasceu no bairro Forte de Santa Rita, na província do Namibe.

É autora das obras “Seios do Deserto”, poesia, 2002, “Avô Sabalo”, conto infantil, 2006, “Soba Kangeiya” e a “Palavra”, conto infanto-juvenil, 2010, e “Regresso de Kambongue”, conto infanto-juvenil, 2011.

Os seus textos consta das antologias  “O Amor tem Asas de Ouro”, poesia, 2004, “Todos Sonhos”, poesia 2006, “Entre a Lua”,”O Caos, o Silêncio e a Flor”, poesia 2011, e “Historias de Encantar”, conto 2011.

FacebookTwitterGoogle+