Escritora angolana, Djaimilia de Almeida vence Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2018

Djaimilia Pereira de Almeida venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2018, com o livro “Luanda, Lisboa, Paraíso“, o seu mais recente romance, editado pela Companhia das Letras, anunciou hoje a organização.

O galardão foi outorgado por maioria do júri, presidido por José Carlos Seabra Pereira e composto por António Carlos Cortez, Isabel Pires de Lima, Mário Cláudio e Pedro Mexia.

A cerimónia de entrega decorrerá no dia 30 de Março, no Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.Djaimilia Almeida2

A escritora estreou-se em 2015 com “Esse cabelo”, recebendo o Prémio Novos em 2016 – categoria Literatura. “Luanda, Lisboa, Paraíso” é o segundo romance de Djaimilia, que conta a história de um parteiro do hospital em Luanda,  que viaja com o seu filho para Lisboa, nos anos 1980, para que este possa ser submetido a tratamentos médico. O título do livro relata o percurso feito por pai e filho, nessa viagem de Luanda para Lisboa e, finalmente, o Paraíso, um bairro da lata na margem sul do Tejo.

O Adido Cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Luandino Carvalho, congratula-se com a outorga do prémio à escritora angolana, augurando sucesso para futuras obras literárias.

 

__________________________________

Coordenação: Luandino Carvalho – Adido Cultural

Edição: Miriam P. Santos - Técnica Superior

 

FacebookTwitterGoogle+