Embaixador de Angola recebe nova Embaixadora do Reino Unido

DSC_3415

O embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, recebeu esta quinta-feira uma visita de cortesia da sua homóloga britânica, Kirsty Isobel Hayes, nomeada Embaixadora de Sua Majestade para a República Portuguesa, em sucessão de Jill Gallard.

Durante o encontro o Embaixador Marcos Barrica passou em revista os últimos desenvolvimentos que Angola regista nos mais diversos domínios, tendo sido  também abordadas questões relacionadas com  a comunidade angolana em Portugal. O Embaixador fez também uma panorâmica geral sobre o funcionamento e organização do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (FORPALOP), o qual é presidido pelo Presidente José Eduardo dos Santos, primeiro presidente do Fórum.

Quanto a cooperação entre Angola e o Reino Unido, Marcos Barrica asseverou que as missões diplomáticas têm a responsabilidade de ajudar os seus respectivos governos a potenciar os laços de cooperação para uma melhor promoção dos interesses políticos e económicos”.

Kirsty Hayes, por sua vez garantiu que existe um enorme interesse por parte do seu governo em aprofundar as relações e trocar experiências. Garantiu que existe por parte do seu governo um interesse premente em usar Portugal como “trampolim” tendo em vista o reforço da sua posição em Angola, dada a enorme visibilidade que Angola tem  em Portugal“Angola e o reino unido estão num momento ímpar no que as relações bilaterais diz respeito”, acrescentou a diplomata.

A diplomata britânica, reconheceu e teceu rasgados elogios ao grau de crescimento da economia angolana, e as visíveis melhorias no bem-estar da população, e constatou que Angola é um dos países com umas das histórias mais ricas e interessantes do continente africano.

No final a diplomata elogiou a cultura nacional e expressou o seu profundo agradecimento por ter sido recebida pelo embaixador Barrica.

As relações de cooperação entre Angola e o Reino Unido são actualmente reguladas à luz de um acordo assinado em 1986, sendo que nos últimos anos tem havido um maior incremento nas relações entre os dois países.

Em junho do ano corrente o ministro britânico para África, Mark Simmonds, liderou uma comitiva de empresários e outros representantes que visitaram Angola com o objectivo de “promover o intercâmbio entre os dois países, nos domínios político, comercial e da cooperação bilateral”.

 

 

 

 

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+