Embaixador: Afirmação da economia nacional depende do sector dos Transportes

SIT

O Embaixador José Marcos Barrica defendeu, esta segunda-feira, em cascais, que a qualidade e o reforço do sistema de transportes é “fundamentalmente uma questão de coesão nacional”.

Falando na cerimónia de abertura, da conferência internacional subordinada ao tema Sistemas Inteligentes de Aplicados à Logística e aos Transportes, promovida pela Logistel, Marcos Barrica disse que “estando o País numa fase de renascimento e apostar na diversificação da nossa economia, o Executivo está a investir fortemente no sector dos transportes”.

“Estamos a apostar séria e fortemente na construção de infra-estruturas como caminhos-de-ferro, portos, aeroportos e estradas”.

A conferência, que decorreu nos dias 20, 21 e 22 de corrente serviu de espaço de reflexão e debate sobre matérias relevantes para o sector da Logística e dos Transportes.

Os Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) têm permitido ao sector responder favoravelmente a desafios que se colocam em termos de redução de custos energéticos e de emissões de CO2, eficiência operacional e aumento da competitividade, segurança e qualidade dos serviços.

O debate teve dois objectivos fundamentais, nomeadamente, a promoção do intercâmbio de ideias e a partilha de conhecimentos, na área dos sistemas inteligentes aplicados à logística e aos transportes, com vista a divulgação dos progressos alcançados, que possam contribuir para a adopção de soluções adaptáveis a contextos concretos, dos diversos países, regiões ou instituições;

Serviu igualmente para divulgar projectos-piloto e demonstrações que utilizem serviços, sistemas, produtos e tecnologias inteligentes na logística e nos transportes, difundindo os respectivos resultados.

O evento foi direccionado a decisores políticos e empresariais, quadros superiores da Administração Pública e de empresas, investigadores e docentes universitários, ligados às áreas da logística, dos transportes e das tecnologias e sistemas de informação, tendo Angola participado com uma delegação do Ministério dos Transportes e Comunicações.

Os Sistemas Inteligentes de Transportes, ou abreviadamente designados ITS, têm vindo a desenvolver-se aceleradamente, particularmente, desde a década de 80, estando, hoje, na agenda mundial de todos os Países e de todos os responsáveis políticos, gestores e decisores do sector dos transportes, abrangendo todos os modos, bem como a área da logística.

Existem, por todo o mundo, inúmeras experiências e inúmeras situações para as quais os ITS deram, já, um valioso contributo e continua a registar-se um enorme esforço e investimento na investigação e desenvolvimento de soluções, cada vez mais optimizadas.

 

FacebookTwitterGoogle+