Edipesca vai beneficiar de USD 57 milhões para reabilitação

MINISTRA DAS PESCAS E DO MAR, VICTÓRIA DE BARROS NETO

MINISTRA DAS PESCAS E DO MAR, VICTÓRIA DE BARROS NETO

16 Julho de 2018 | 13h33 – Actualizado em 16 Julho de 2018 | 13h33

Um acordo avaliado em USD 57 milhões para reabilitação e construção de novas infra-estruturas de processamento e distribuição de pescado, da empresa Edipesca, vai ser assinado quinta-feira (19) entre o Governo angolano e o Banco de Exportação e Importação da Coreia do Sul (Exim Bank).

A informação foi avançada nesta segunda-feira, em Luanda, pela ministra das Pescas e do Mar, Victória de Barros Neto, tendo afirmado que o memorando vai resolver os problemas de logística e distribuição de pescado da empresa nacional Edispeca, situada na Boavista, em Luanda.

Ao falar na reunião técnica sobre o financiamento do Exim Bank da Coreia, referiu ser intenção do Governo angolano que a Edipesca seja dotada de infra-estrutura para o bom funcionamento da empresa, para garantir um pescado de qualidade à população angolana.

Com o projecto, serão resolvidos os problemas de condições higiénicas e um melhor aproveitamento de todos os resíduos de processamento, e a sua transformação em adubos para agricultura, em farinha de peixe, que pode ser adicionada à farinha de pesca, entre outros reaproveitamentos.

Afirmou que depois do acordo será realizado um concurso para definir a empresa que vai construir e reabilitar as infra-estruturas da Edipesca.

Por sua vez, o director dos assuntos africanos do departamento de Operações do Fundo para cooperação e desenvolvimento económico do Banco, Kevin Choi, afirmou que o apoio vai permitir o fornecimento de uma instalação de processamento de peixe, camião refrigerado e assistência técnica para a formação de quadros para garantir a sustentabilidade da Edipesca.

Outro aspecto importante neste acordo, consiste no tratamento de águas residuais, depois do processamento do peixe.

O director da Edipesca, Rafael Pascoal, explicou à Angop que a capacidade instalada desta empresa é de duas mil toneladas de armazenamento de pescado e a produção trimestral de 600 toneladas.

FacebookTwitterGoogle+