Crianças dos bairros treinam basquetebol

Fotografia: Armindo Pereira

Fotografia: Armindo Pereira

Mais de cinquenta crianças de diversos bairros de Luanda, entre os dez e os 16 anos, tiveram um domingo diferente, no Parque da Harmonia, com aprendizagem de noções básicas de basquetebol, em sessões de treino orientadas pelos ex-internacionais angolanos, Benjamim Avô, Aníbal Moreira, Walter Costa e Miguel Lutonda.

O “Quarteto de Campeões”, denominação oficial dos mentores do projecto, teve a ideia há um mês, de acordo com Aníbal Moreira. O recinto situado entre a Rua do Fundão e a C-5, recebeu na manhã do último domingo meninas e rapazes e contou igualmente com a presença de alguns encarregados de educação.
Devido a limitação do espaço, as inscrições tiveram de ser limitadas. As crianças que não puderam fazer parte da sessão seguiam atentamente do lado de fora da quadra, na esperança de integrar a próxima acção.
“Pensamos em proporcionar às crianças uma manhã agradável. Os quatro mentores foram jogadores, hoje estamos nas vestes de treinadores e pretendemos fazer o mesmo em todos os bairros da cidade capital e, posteriormente alargar para o resto do país, de modo que todas as crianças pratiquem desporto”, explicou o antigo capitão do cinco nacional.
Uma vez que nem todas crianças têm possibilidade de ir até aos clubes, além de passar a mensagem sobre a importância da prática desportiva, o Quarteto de Campeões tenciona igualmente fazer a captação de possíveis talentos e encaminha-los para algumas agremiações desportivas, onde podem dar continuidade a prática desportiva com maior profundidade.
Aníbal Moreira considera que devido ao aumento das tecnologias de informação e a escassez de recintos para as actividades de recreação, muitas crianças acabam por se tornar sedentárias. É neste âmbito que o quarteto de ex-basquetebolistas, pretende incentivar as crianças à pratica de actividades físicas, combatendo simultaneamente o sedentarismo.
“Há crianças que nem sequer sabem correr. A prática desportiva só pode trazer benefícios à saúde delas”, referiu. Depois do treino as crianças tiveram direito a uma merenda. Esta primeira iniciativa teve o apoio do empresário Hélder Bravo, da Administração Municipal do Rangel, da Direcção do Parque da Harmonia e de algumas pessoas singulares. “Esperamos que nas próximas acções possamos contar com outros apoios, da federação angolana da modalidade, das administrações e outras organizações dispostas a abraçar esta iniciativa”, concluiu Aníbal Moreira.

FacebookTwitterGoogle+